
Portugueses ainda acreditam no aumento salarial
Os consumidores portugueses continuam a esperar um crescimento moderado da economia do país nos próximos meses, acreditando que haverá ainda uma subida ligeira dos rendimentos nos próximos meses. Esta é uma das conclusões do estudo Clima do Consumidor Europeu GfK.
Esta situação reflecte-se no indicador de expectativas de rendimento, que continuou a posicionar-se nos 20 pontos em Março, apesar de uma queda de 4,4 pontos em comparação com Dezembro. No entanto, Janeiro, atingiu temporariamente os 25,2 pontos, o nível mais elevado desde Outubro de 1995, altura em que foram registados 26,3 pontos.
Apesar de tudo, as expectativas económicas desceram 7 pontos no primeiro trimestre do ano, colocando o indicador nos 16,5 pontos em Março. O baixo nível atingido por este indicador ilustra até que ponto as pessoas ainda estão longe de conseguirem aumentar as suas despesas o suficiente para beneficiar a economia doméstica.
A ameaça terrorista permaneceu extremamente elevada na Europa durante os primeiros três meses do ano. No entanto, uma vez que os atentados de Bruxelas só ocorreram após a conclusão do estudo sobre o clima do consumidor de Março, o evento não afectou os resultados.
Sobre o Grupo GfK:
A GfK é a fonte fiável de informações relevantes de mercado e consumidores, que permite aos seus clientes tomarem decisões mais inteligentes. Aproximadamente 13.000 especialistas combinam os seus conhecimentos globais com análises dos mercados globais em mais de 100 países. Ao utilizar ciências de dados e tecnologias inovadoras, a GfK transforma os grandes volumes de dados em dados inteligentes, permitindo aos seus clientes melhorarem a sua vantagem competitiva e enriquecerem as experiências e escolhas dos consumidores.