Portugueses de Sucesso: Aprender mais e fazer cada vez melhor

Entrou na Unilever em 1997 como trainee e hoje é na Unilever que Paulo Garcia se mantém, como vice-presidente para a área financeira. Vinte anos depois, mantém-o motivado responder positivamente, e sobretudo a procura constante, de novos desafios.

 

Por Ana Leonor Martins

 

Quando Paulo Garcia acabou o curso em Economia, que tirou na Universidade Católica, ele e o seu irmão gémeo, que fez o mesmo curso, enviaram o currículo para várias empresas. Curiosamente, ambos foram chamados pela Unilever para o processo de recrutamento. Ambos passaram as várias fases e, no final do processo, o responsável de Recursos Humanos da Unilever ligou-lhes para casa a dizer que tinham gostado muito dos dois mas só queriam recrutar um. «Queriam evitar ter duas pessoas da mesma família a competir em termos de carreira e disseram para nós escolhermos», conta. «O meu irmão tinha começado a trabalhar 15 dias antes e por isso disse “vais tu”.» E Paulo Garcia foi, integrando a Unilever em Maio de 1997, empresa onde ainda hoje se mantém. O que mais o fascinou foi «as pessoas, os valores e sobretudo ser uma empresa multinacional que oferecia a possibilidade de desenvolver a carreira profissional além fronteiras».

A ambição de Paulo Garcia sempre foi trabalhar fora de Portugal. Ficou com o “bichinho” depois de ter tido a experiência Erasmus em Tilburg, na Holanda, «uma experiência incrível, a vários níveis», recorda. Não iria demorar muito até ter o primeiro desafio internacional da sua carreira. Após cinco anos em Portugal, como trainee e management accountant Home & Personal Care, abraçou um desafio na América Latina, como auditor sénior, função que desempenhou entre Novembro de 2002 e Setembro de 2005. Rumou depois para a Holanda onde, entre 2006 e 2008, foi director internacional de Tesouraria e, entre 2008 e 2012, Finance controller, na Unilever FoodSolutions Global.

Leia o artigo na íntegra na edição de Setembro da Human Resources Portugal.

Veja também estas artigos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Chevy Suburban: O primeiro carro com uma estrela em Hollywood