Primeiro congresso do GRACE junta empresas para debater a sustentabilidade como factor de competitividade

O GRACE – Empresas Responsáveis realiza no próximo dia 7 de Novembro o primeiro Congresso More Than Green, com o mote “A Sustentabilidade como factor de competitividade”.

 

A iniciativa decorre entre as 9h00 e as 18H15, no Tivoli BBVA, em Lisboa, e pretende debater a sustentabilidade enquanto driver essencial da competitividade nas empresas.

Num momento em que a sustentabilidade já não é apenas uma responsabilidade corporativa, mas sim um imperativo estratégico para a resiliência e a competitividade das empresas, o GRACE – Empresas Responsáveis debate agora o tema focando-se no ESG (Environmental, Social, Governance), com o objectivo de apoiar os participantes na aquisição de ferramentas que podem ser utilizadas para que cada organização alcance todo o seu potencial na temática.

Para Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da VdA, «este congresso é uma oportunidade única para conhecer os motivos pelos quais nenhuma empresa poderá manter-se competitiva, a longo prazo, se ignorar qualquer uma das três dimensões da sigla ESG. Preparámos vários painéis que contam com perfis que lideram a transformação sustentável, o know-how de especialistas de renome, as experiências de quem caminha nos diversos passos da jornada e a partilha de conhecimento sobre o tema».

A iniciativa terá uma opening session a cargo da Presidente do GRACE e, posteriormente, Henri Bruxelles, chief Sustainability & Strategic Business Development Officer da Danone, dará voz ao tema “Sustainability as a source of competitive advantage”, utilizando o percurso da Danone para ilustrar os principais riscos e oportunidades de sustentabilidade que as empresas enfrentam para chegar ao futuro.

Segue-se uma mesa redonda com Cláudia Azevedo, CEO da Sonae; Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e EDPR; Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil; e Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, que irão liderar o debate “Sustainability Champions, here & abroad” e desvendarão como as respectivas estratégias de sustentabilidade têm contribuído para as suas agendas de competitividade, debatendo os motivos pelos quais o sector em que operam também influencia os passos da jornada.

Nuno Fernandes,  autor do livro “Climate Finance”, membro do Conselho de Auditoria do Banco Europeu de Investimentos, Managing partner da Odgers Berndtson Board Solutions, e professor catedrático no IESE Business School, sobe ao palco na companhia de Leonor Ferreira, editora de Mercados no Jornal de Negócios, para conversar sobre o risco das alterações climáticas para a economia e o sector financeiro.

Na parte da tarde, Inês dos Santos Costa, Associate partner e responsável pela linha de serviços de Climate & Sustainability em Risk Advisory na Deloitte, irá abordar a importância de as empresas se prepararem para um novo paradigma de reporting.

Ainda durante a tarde, serão vários os testemunhos e contributos relevantes sobre os reportes de sustentabilidade, greenwashing, e a definição e implementação de uma estratégia de sustentabilidade e correcta identificação dos riscos ESG.

Temas que serão abordados e debatidos por especialistas como Teresa Cardoso de Menezes, Managing director da Informa D&B; Carolina Cruz, CEO da C-More; Pedro Norton de Matos, mentor e organizador do Greenfest; Luis Rochartre, Business Transformation executive na Insure Hub; Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde; Tayeb Mouhcine, South Europe & Turkey Cluster General manager do Group Bel; Carlos Medeiros Abreu, Executive Board member da SECIL; Teresa Gonçalves, CEO da SATA Holding; e Catarina Gomes, CEO da J.Gomes Lda.

Em parceria com a Get2C, será medida a pegada de carbono do evento, através da análise dos suportes de comunicação, materiais, fornecedores e até da deslocação dos participantes.

Consulte o programa completo aqui e confirme a sua presença aqui.

Ler Mais