Principais dicas para um trabalho positivo em teletrabalho ou no escritório

Nos dias de hoje o teletrabalho é muito importante e as pessoas esperam que este seja tão produtivo quanto ao trabalho no escritório. Mas existem coisas em comum entre ambos os tipos de trabalhos, que devem ser seguidas para poder ter a máxima performance possível no trabalho que está a realizar.

Embora pareçam coisas óbvias, muitas pessoas não conseguem cumprir todos estes requisitos que estão cientificamente provados serem mais produtivos na forma como lida com o seu horário laboral.

Por isso, deixamos aqui cinco dicas importantes sobre como manter o seu trabalho produtivo em qualquer tipo de ambiente:

Postura correta

Ter uma cadeira escritório é imprescindível para ter uma postura correta o seu local de trabalho, seja ele qual for. A postura das suas costas vai ditar a forma como vai conseguir enfrentar as longas horas de trabalho que tem pela frente, e estas devem estar o mais direitas possíveis e encostadas à parte de trás da sua cadeira.

Se por algum motivo ficar com dor de costas, um exercício que pode fazer é levantar-se e tentar espreguiçar-se, uma vez que a sua coluna irá beneficiar de uma espécie de alongamento que pode ser benéfico para o alívio de dor de costas.

Iluminação adequada

Se tem o privilégio de ter o seu local de trabalho perto de uma janela, o ideal é desfrutar da luz natural que já tem. No entanto, isso nem sempre é possível, e para conseguir trabalhar em condições o ideal é ter luzes que embora possam não estar apontadas diretamente a si, estejam nas suas imediações para poder iluminar o seu espaço de trabalho de forma direta ou indireta.

Pode aproveitar para comprar luzes inteligentes, uma vez que pode mudar a cor da luz e também a intensidade da mesma, tudo através de uma aplicação móvel que pode usar confortavelmente sem ter de se levantar, podendo ficar com o tipo e intensidade da luz que sejam mais favoráveis a si. Deixamos apenas uma nota para que durante as últimas horas de sono não utilize luz azul e utilize luzes brancas e fortes.

Saber parar

Ao contrário do que se possa parecer, a melhor “máquina” no trabalho não é a pessoa que trabalha sem parar, é a pessoa mais produtiva. Ou seja, se tiver de parar 5 ou 10 minutos em cada hora, o ideal é fazê-lo a olhar para o horizonte ou para uma imagem diferente daquela do seu computador para que os seus olhos possam descansar. Esta é uma situação que está cientificamente provado ser ideal para relaxar e tirar a sua mente de um trabalho que por vezes poderá ser complexo.

Comunicar eficientemente

Uma das formas de trabalhar em equipa e ter o dom da comunicação, saber o que dizer e quando a dizer, utilizar as palavras assertivas e também comunicar exatamente aquilo que pretende. Que seja no trabalho em casa ou no escritório, aprender a comunicar é um fator chave para conseguir trabalhar de forma mais produtiva. Desta forma, sugerimos que tenha sempre uma mente aberta às ideias dos outros e que saiba também transmitir as suas ideias aos outros. É um facto que nem todas as pessoas sabem comunicar, no entanto se tratar os seus colegas de trabalho como “amigos de trabalho”, ou seja, fazer aquela conversa de café e manter o seu interesse na pessoa com quem trabalha, verá que a conversa surgiu de uma forma mais fluída e irá transmitir melhor as suas ideias.

Manter o rigor

Qualquer trabalho requer rigor na sua execução, e, portanto, se não tem a certeza daquilo que está a entregar o ideal é verificar uma segunda ou terceira vez se tudo está em conformidade. Quando entrega um trabalho sem erros, as pessoas que estão ao seu redor, quer sejam as pessoas da sua chefia ou os seus colegas de trabalho, vão dar valor ao seu trabalho e ter confiança na pessoa que o executa.

Da mesma forma que se fizer um trabalho com erros constantes, as pessoas vão duvidar das suas capacidades, o que vai depois transformar-se numa bola de neve sem necessidade, bastando para isso confirmar todo o seu trabalho de uma forma rigorosa antes de o entregar. Como se costuma dizer, a pressa é inimiga da perfeição.

Procure ajuda (sim, todos falhamos!)

Se no meio destas dicas entender que falta alguma coisa, simplesmente procure ajuda. Todos nós temos uma altura na vida profissional em que falhamos, e temos a consciência que o fazemos porque precisamos de fazer mais e melhor. Não existe mal nenhum em pedir ajuda, antes pelo contrário, é sinal de que temos confiança na pessoa a quem vamos pedir ajuda e que sabemos quais é que são os nossos limites.

Pedir ajuda é também um sinal positivo, uma vez que sabemos que podemos melhorar e ao mesmo tempo sabemos que no futuro podemos fazer mais e melhor.

Ler Mais