Prioridade aos resultados ou à saúde e bem-estar dos colaboradores? Se tiver estas quatro práticas não precisa escolher

Será que dar prioridade ao bem-estar dos colaboradores leva a melhores resultados empresariais?

 

Por: Albert Galarza, vice-presidente global de Recursos Humanos da Telus International

 

Enquanto trabalhava numa actualização muito aguardada do jogo Minecraft, no início de 2021, a Mojang Studios viu-se confrontada com uma escolha: pedir aos colaboradores que fizessem horas extraordinárias ou dar prioridade à saúde e ao bem-estar mental dos funcionários, mantendo o prazo original.

Numa publicação no blogue em Abril de 2021, os estúdios Mojang escreveram: «Percebemos que, para lançar todas as funcionalidades no Verão, teríamos de trabalhar muitas horas, e mesmo assim, não haveria garantias de que tudo estaria concluído a tempo.» No final do ano, o estúdio recebeu excelentes críticas sobre a actualização e a experiência dos jogadores.

Este facto validou a decisão dos seus líderes de se concentrarem na saúde e no empenho dos empregados, realçando, assim, a forte ligação entre a experiência dos colaboradores (EX) e a experiência dos clientes (CX).

 

Investir na experiência dos colaboradores
Nos últimos dois anos, as empresas tiveram de repensar as suas estratégias para o local de trabalho e as suas políticas de Recursos Humanos, dada a adopção do teletrabalho. Esta mudança teve um impacto na experiência do colaborador, uma vez que a Gartner observou no seu relatório sobre as tendências de Recursos Humanos para 2022 que «as disrupções já tiveram impactos a longo prazo e difíceis de inverter na saúde da força de trabalho – ou seja, a saúde dos colaboradores, o estado de confiança entre indivíduos, equipas e liderança, e o ambiente de trabalho (por exemplo, sentimentos de inclusão)».

Além disso, sabemos que a experiência do colaborador está ligada à experiência do cliente. Colaboradores felizes têm mais probabilidades de ter interacções positivas com os clientes e, por isso mesmo, aqui ficam quatro formas de dar prioridade ao bem-estar dos colaboradores para promover uma melhor experiência do cliente.

 

Liderar com empatia
Cada pessoa tem responsabilidades pessoais e profissionais que tem de gerir em simultâneo. Alguns podem estar a lidar com problemas de saúde pessoais, enquanto outros podem ter filhos que necessitam de apoio adicional. Estas circunstâncias podem afectar a energia, a atenção, o empenho e a produtividade dos empregados.

Para melhor apoiarem os seus colaboradores, os líderes devem começar por sentir empatia e fazer um esforço consistente para se relacionarem com a sua equipa, a fim de compreenderem o seu estado de bem-estar. Uma cultura empresarial forte impulsiona o envolvimento e a produtividade dos colaboradores.

 

Actuar com base no feedback
Solicitar activamente feedback dos empregados é outra forma de criar confiança e promover uma cultura de solidariedade. No entanto, sem o enquadramento adequado para agir com base nas informações partilhadas, os empregadores comprometem a sua capacidade de executar eficazmente quaisquer alterações e de acompanhar com precisão o seu progresso. Segundo uma pesquisa do The Workforce Institute da UKG e da Workplace Intelligence de 2021, «74% dos trabalhadores afirmam que são mais eficazes no seu trabalho quando se sentem ouvidos».

 

Apoiar o crescimento e o desenvolvimento
Os cursos online podem envolver os colaboradores e dar-lhes a oportunidade de melhorarem as suas competências e progredirem nas suas carreiras dentro da organização. Este tipo de investimento do empregador também mostra aos empregados que são valorizados e que existem oportunidades de carreira a longo prazo, além de ajudarem os líderes de Recursos Humanos a desenvolverem uma reserva de colaboradores qualificados e com estabilidade nas suas organizações. R

 

Incentivar a actividade física
É fácil para os colaboradores serem escalados para dias inteiros de reuniões virtuais e nunca terem a oportunidade de sair das secretárias. Para combater esta situação, transforme as suas videoconferências individuais em reuniões telefónicas “walk-and-talk”. Ou sugira aulas de bem-estar, como ioga à hora do almoço. Além do exercício físico, os programas de saúde mental e bem-estar também podem ajudar a melhorar a saúde em geral. Os líderes devem comunicar regularmente os programas e benefícios da empresa que estão disponíveis para os colaboradores.

A Mojang Studios provou que tem em mente os melhores interesses dos seus colaboradores, e eles responderam ajudando o Minecraft a crescer para mais de 141 milhões de jogadores em Agosto de 2021. A Mojang deu prioridade aos colaboradores porque era a coisa certa a fazer e, ao fazê-lo, desenvolveu uma ligação mais forte e um produto melhor. O que é que a sua organização vai fazer?

Ler Mais




loading...