Procura por explicações aumentou, mas quatro em 10 alunos não consegue encontrar um explicador
A procura por explicações para o ensino básico e secundário aumentou 11% no mês passado, face a Maio do ano passado, revela uma análise da plataforma Fixando ao sector, no arranque dos exames nacionais e das provas de final de ciclo.
Os primeiros seis meses do ano obtiveram uma procura por explicadores 7% superior, em comparação com o período homólogo, gerando mais procura do que oferta, já que quatro em cada 10 interessados não consegue encontrar um explicador.
As explicações de várias disciplinas (50%) são as mais procuradas, seguindo-se Matemática do ensino secundário (8%) e Matemática de 3.º ciclo (6%), sendo Évora, Vila Real, Viana do Castelo e Aveiro os distritos que maior dificuldade têm em encontrar explicadores.
Os principais objectivos dos alunos são melhorar as notas (55%), aprender temas e técnicas novas (10%) e preparação para testes (39%).
O preço médio para uma sessão de explicações em 2024 aumentou para 14 euros, já que em 2023 o valor era de 13,65 euros, embora os valores alterem consoante o tipo de explicações e o nível de escolaridade do aluno.
Uma percentagem de 32% dos explicadores considera mau o actual estado de preparação dos alunos para os exames nacionais que se avizinham.
Nos principais factores para esta falta de preparação, os explicadores destacam: as turmas sobrelotadas (65%), a falta de interesse dos alunos (61%), a falta de professores (48%), a falta de qualidade dos programas de ensino (30%), a falta de interesse dos pais e encarregados de educação (17%) e as consequências da pandemia (13%), entre outros (4%).
Comparativamente ao ano passado, os inquiridos acreditam que, este ano, os alunos estão com o mesmo nível de preparação (65%), excepto 35%, que afirma que estão mais mal preparados.
Para o próximo ano, 18% acredita que os alunos estarão mais bem preparados, 14% mais mal preparados e 68% acredita que estão no mesmo nível, sendo que apenas 34% acredita que o nível de aprendizagem e sucesso escolar está razoável.