Procura por explicações focadas na preparação para os exames nacionais aumentou 65%. E o custo aumentou. Saiba quanto

A procura por explicações focadas na preparação para os exames nacionais está a registar um aumento de 65% este ano lectivo, em comparação com o ano anterior, no seguimento das recentes alterações nas regras de conclusão do ensino secundário, revelam dados recolhidos pela Fixando.

Quanto ao custo médio por aula de preparação para exames, subiu para 21 euros este ano, em comparação com os 18 euros registados em 2023.

De acordo com a análise da plataforma de contratação de serviços, este aumento é maioritariamente motivado pela reintrodução da obrigatoriedade de realizar três exames para a conclusão do ensino secundário, com o de Português a ser obrigatório e os restantes de escolha livre. Segundo os dados, 84% dos pedidos de explicações para exames nacionais são de alunos do 12.º ano, com destaque para as disciplinas de Português (38%) e de Matemática (20%).

Nas explicações de Português, 68% dos pedidos vêm de alunos do 12.º ano, com a preparação para os exames a ser o motivo mais apontado para a contratação destas aulas de apoio.

«Este ano lectivo, muitos estudantes mostram uma preocupação crescente com a necessidade de manter boas médias escolares, essenciais para o acesso ao ensino superior. Além disso, a ênfase na preparação para exames surge como uma estratégia para colmatar lacunas de aprendizagem acumuladas ao longo dos anos anteriores, em disciplinas críticas como Português e Matemática», explica Alice Nunes, directora de Novos Negócios da Fixando.

Entre os alunos que procuram explicações para exames nacionais, mais de metade (53%) recorre a sessões mais de uma vez por semana. Um reflexo, segundo vários explicadores, do nível de empenho e preparação intensiva para alcançar as notas ambicionadas.

Ler Mais