Procura por profissionais de Supply Chain dispara em Portugal. Sobretudo estes perfis

A procura por profissionais no sector de Supply Chain Management (SCM) disparou em Portugal, nomeadamente de quadros médios e superiores, de acordo com a Michael Page. Neste segmento, são necessários pelo menos entre cinco mil a 10 mil profissionais para dar resposta às necessidades imediatas do mercado de trabalho de SCM.

 

As zonas com maior procura de profissionais continuam a ser a Grande Lisboa e o Grande Porto, seguindo-se as cidades de Setúbal, Braga, Leiria e Guarda. Os perfis mais procurados pelas empresas, incluem director de Compras e Supply Chain, Logistics manager Industrial, responsável de Fluxos e Distribuição, Supply planner e gestor de Tráfego.

Observa-se também uma elevada procura de profissionais para desempenhar as funções de responsável de Transportes, Category manager, Supply Planning manager e Supply Chain specialist.

Segundo a Michael Page, o forte dinamismo do sector de SCM tem sido impulsionado por factores como a pandemia, alterações de stocks e perturbações geopolíticas, que motivaram as empresas a reforçarem os seus departamentos de Supply Chain com a contratação de colaboradores profissionalizados e especializados. Estes factores têm contribuído para que a procura por profissionais de Supply Chain tivesse aumentado significativamente nos últimos anos, sendo que os profissionais que têm entrado no setor não estão a colmatar as atuais necessidades das empresas.

A Michael Page mostra ainda que do ponto de vista do recrutamento, o sector de SCM apresenta novas oportunidades, apelando a candidatos mais qualificados, variação de perfis e competências transversais. Desta forma, as empresas estão cada vez mais focadas nas soft skills, e procuram, sobretudo, candidatos que conjuguem a vertente pessoal (dinamismo, proatividade, humildade, empatia e assertividade) com boas capacidades analíticas e de gestão.

Ler Mais