Procura uma área com empregabilidade? Laboratórios colaborativos em Portugal deverão contratar 500 profissionais qualificados até 2023

Actualmente, existem em Portugal 26 laboratórios colaborativos (CoLAB) em áreas estratégicas como saúde, energia, transformação digital e agroalimentar. Segundo dados da Agência Nacional de Inovação (ANI), que acompanha a actividade dos CoLAB, prevê-se que estas entidades sejam responsáveis pela contratação de mais de 500 recursos humanos altamente qualificados até 2023, o que representa um investimento público de 57,5 milhões de euros.

 

Os CoLAB estão distribuídos por todo o território nacional e agregam 200 entidades parceiras, nomeadamente PME, grandes empresas, instituições de ensino superior e centros de investigação.

«Os laboratórios colaborativos devem consolidar e promover a capacidade e o potencial que as comunidades científicas, académicas e empresariais apresentam para fazer face à oportunidade de relacionar o conhecimento com o bem-estar e o desenvolvimento social e económico em Portugal», revela Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os CoLAB têm-se revelado uma «oportunidade para que as instituições científicas e académicas, em estreita colaboração com actores económicos, sociais e culturais, contribuam para a construção, em Portugal, de projetos de relevância internacional, com impacto efetivo na sociedade, estimulando a criação de emprego qualificado em Portugal.»

A ANI é a entidade que irá acompanhar a implementação da agenda de investigação e inovação de todos os CoLAB. O processo de reconhecimento dos CoLAB é assegurado pela FCT.

Ler Mais