Professor da Nova SBE vence prémio internacional
Luís Filipe Lages estudou mais de 500 exportadores portugueses e, com este trabalho, conquistou o “2018 American Marketing Association Research in Excellence Award”. O prémio reconhece o impacto da investigação na área do marketing global.
A investigação que o professor catedrático da Nova SBE realizou entre 1996 e 2008, mostra como os gestores definem a sua estratégia actual com base nos resultados de desempenho anteriores. Ou seja, o desempenho afecta a estratégia actual que, por sua vez, afecta o desempenho futuro.
Em 2008, publicou, em conjunto com Sandy Jap, da Emory University, e David Griffith, da Michigan State University, um artigo no Journal of International Business Studies intitulado “The role of past performance in export ventures: a short-term reactive approach”. Com isso, ganhou o AMA Global Marketing SIG Research in Excellence Award.
As conclusões apresentadas põem em causa trabalhos anteriores, os quais assumem que os gestores são pro-activos e o desempenho é uma consequência da estratégia. Esta ideia de olhar para a relação entre estratégia empresarial e desempenho como algo dinâmico está agora na origem da Value Creation Wheel (VCW), uma ferramenta empresarial que tem ajudado, ao longo do último decénio, organizações de mais de 20 países, desde startups a Fortune 500, a resolver desafios complexos.
As várias componentes da VCW têm sido leccionadas em múltiplas escolas de renome, desde o MIT à City University de Hong Kong, recebendo cobertura dos principais meios de media internacionais, como Harvard Business Publishing, Time e Wall Street Journal.
A cerimónia de entrega do prémio será na conferência da American Marketing Association, que irá decorrer em Agosto, em Boston.
Veja também estas notícias.