Profissionais à procura de emprego estão a apostar na requalificação e aquisição de novas competências

Um estudo europeu recente realizado pela Michael Page revelou que, em média, 32% dos candidatos a emprego realizaram alguma forma de requalificação, 34% apostaram na melhoria de competências e 30% assistiram a webinars relacionados com a sua função. 

 

O estudo sobre Upskilling & Reskilling, que analisa dados de cerca de 10 mil pessoas de 13 países, incluindo Portugal, constata que a flexibilidade e capacidade de aprender e adquirir novos conhecimentos são competências que se tornaram mais procuradas e valorizadas por parte das organizações e dos colaboradores, como resposta aos desafios da mudança.

O crescimento da procura na formação de competências por parte dos candidatos a emprego europeus mostra preocupação por parte dos gestores responsáveis pela contratação e dos líderes de equipas sobre as competências que as suas equipas devem ter agora e quais as que irão precisar no futuro.

A revolução das competências em curso e a aprendizagem ao longo da vida é uma necessidade sentida por 44% dos candidatos a emprego, que apostaram em novas competências ou actualizaram os seus conhecimentos. A maioria dos entrevistados (70%) refere também que adquiriram essas competências para ajudar na evolução das suas carreiras e das suas equipas.

O estudo mostra ainda a preocupação de uma organização em garantir que conta com as competências de que necessita na sua equipa no futuro, no contexto do actual desenvolvimento tecnológico e das novas profissões criadas pela quarta revolução industrial, a par com a gestão de perspetivas de maior progressão de carreira e melhor qualidade de vida, são aspetos tidos como prioritários.

«Os próximos anos serão repletos de mudanças; a pandemia e os custos inerentes terão impacto em todos os setores de alguma forma, as revoluções digitais e tecnológicas estão a acelerar e o mercado laboral permanece tão competitivo como sempre, mas transborda agora de talento. A adaptação aos ambientes empresariais em constante mudança requer que toda a equipa de uma organização esteja alinhada no que toca às competências», director-geral da Michael Page, Álvaro Fernández.

Ler Mais