Projectos de inovação desenvolvidos entre empresas e startups aumentam durante a pandemia

De acordo com uma análise conduzida pela consultora colaborativa Beta-i, 71% dos inquiridos afirmam que o número de projectos de inovação desenvolvidos entre startups, empresas, universidades e centros de investigação registou um aumento, entre Março de 2020 e Março do presente ano.

 

Em simultâneo, mais de 50% registou um aumento do seu número de parceiros de inovação, numa tentativa de encontrar novas soluções para os desafios trazidos pela pandemia, sendo que 47% dos inquiridos deu uma maior preferência à procura por parceiros locais, em detrimento de entidades de fora do país.

O estudo, que compara os meses de pré-pandemia com a situação vivida actualmente, mostra também que a crença na inovação e transformação digital como agentes de mudança aumentou junto de 47% da amostra.

No entanto, para 52% dos inquiridos, o seu optimismo pessoal em relação ao futuro mantém-se semelhante ao período pré-pandemia.

«Este levantamento foi realizado junto de pessoas que trabalham diariamente com a inovação e a transformação digital, num ano onde agir rapidamente e fazer diferente foi fundamental. Um ano depois, este inquérito mostra-nos assim como estes últimos 12 meses foram sem dúvida cruciais para o ecossistema melhorar a forma como lida com ambientes de incerteza e, sobretudo, para repensar a forma como encara a inovação. A colaboração, enquanto um caminho concreto para a geração de resultados e de inovação, ganhou uma nova força, com mais de 70% da comunidade a afirmar o crescimento desta crença, refere Alisson Ávila, cofundador e responsável pela área de Comunicação e Conhecimento da Beta-i»

Em linha com os resultados do inquérito, também a consultora de inovação colaborativa Beta-i viu um aumento do número de projectos em Março de 2021 (22), em comparação com março de 2020 (15). Além disso, a receita no primeiro trimestre de 2021 registou um crescimento de 22% em comparação com o mesmo período de 2020.

No inquérito participaram 54 players da comunidade tecnológica, incluindo fundadores de startups, lideranças e executivos de grandes empresas, investigadores em centros de investigação e investidores, na sua maioria de nacionalidade portuguesa. As questões foram realizadas entre fevereiro e março deste ano.

Ler Mais