Projeto “Recrutamento Inclusivo” cria um guia que auxilia as organizações na contratação de pessoas migrantes

O projeto ”Recrutamento Inclusivo” é uma iniciativa das Câmaras Municipais de Amadora, Oeiras e Loures em parceria com a Cooperativa Rede Portuguesa de Cidades Interculturais e financiado pelo Conselho da Europa com o objectivo de auxiliar as organizações que desejem tornar-se cada vez mais Interculturais na contratação de pessoas migrantes e, assim, incluí-las no mercado de trabalho português.

O projecto deu especial atenção aos procedimentos de regularização de quem não possui autorização de residência e precisa fazer uso da manifestação de interesse. Abarcou ainda uma elucidação sobre as vantagens da diversidade cultural para as organizações e fornece pistas para um recrutamento inclusivo de pessoas de diversas origens.

Para alcançar o objectivo proposto, a Cooperativa RPCI realizou uma extensa pesquisa teórica da situação de pessoas estrangeiras trabalhadoras na União Europeia e em Portugal a fim de encontrar legislações internacionais e políticas públicas desenvolvidas a respeito do tema.

Após o levantamento de todos os dados teóricos e práticos os resultados atingidos foram:

  • A criação de um guia para Organizações Interculturais e para pessoas de diferentes origens que procuram emprego em Portugal, em formato de livreto que estará distribuído tanto fisicamente quanto em versão digital e traduzido para diversos idiomas como, inglês, francês, árabe, bengali, farsi, entre outros;
  • A realização de um documento mais extenso que estará disponível apenas na versão digital, com o objetivo de aprofundar algumas questões e organizar as informações em apenas um local e que poderá servir para ser consultado tanto pelas organizações quanto pelas pessoas estrangeiras;
  • A criação do podcast “Portugal Plural” que estará disponível no início de 2022.

As notícias e outros conteúdos criados no âmbito deste projeto, serão publicados no website da RPCI e respetivas contas do Facebook, LinkedIn e Instagram.

O programa Intercultural Cities (ICC) é uma iniciativa do Conselho da Europa que surge para apoiar as cidades na revisão das suas políticas, através de uma lente intercultural, e no desenvolvimento de estratégias interculturais abrangentes para ajudá-las a perceber a vantagem da diversidade e a geri-la de forma positiva. O programa propõe um conjunto de ferramentas analíticas e práticas para ajudar as partes locais interessadas nas várias etapas do processo. Neste momento, conta com 140 cidades-membro em todo o mundo.

Ler Mais