Quais as características essenciais de um CEO no futuro?

Actualmente, os CEO das empresas são maioritariamente licenciados e possuem muitos conhecimentos técnicos. Mas as coisas estão a mudar e no futuro poderá não ser assim. O estudo CtheFuture deixa antever algumas características dos lideres do futuro.

 

De acordo com o estudo CtheFuture, realizado pelo Grupo Adecco, os membros da geração Z (nascidos entre 1995 e 2012) dão mais importância ao aperfeiçoamento de soft skills, em detrimento da aquisição de novas competências técnicas (segundo 70% dos inquiridos).

Entre estas soft skills destacam-se a curiosidade, a rapidez de aprendizagem, a empatia, a capacidade de adaptação e a criatividade.

O estudo, que teve como base a resposta de 5000 futuros líderes, actual geração Z, candidatos do programa global CEO for one month em 2019, mostra ainda que esta geração considera que os actuais líderes das organizações não estão a conseguir desenvolver e evidenciar estas habilidades sociais de modo efectivo e que precisam de trabalhar a criatividade e a inteligência emocional.

A geração Z também tem um conceito diferente de formação em relação aos pais. Embora há trinta ou quarenta anos atrás fosse quase impensável alcançar o lugar de gestor de uma empresa sem licenciatura, fenómeno que se repete hoje com os mestres, os jovens pensam que isso não será tão importante no futuro. 51% dos inquiridos acredita que em 2050, os CEOs não serão forçosamente todos licenciados, mas terão evoluído na carreira através de programas de aprendizagem prática, complementados por educação não tradicional, obtida maioritariamente online.

De acordo com estes inquiridos, esta é a melhor maneira dos futuros líderes progredirem, pois, o sistema educativo actual não os está a preparar de forma eficaz em áreas como a gestão de projectos, a tomada de decisão com base em dados, a negociação e resolução de problemas complexos, e áreas como a diversidade de culturas e relacionamento intergeracional.

Apesar disto, de acordo com o estudo, os CEO da geração Z serão óptimos gestores de pessoas, comunicadores qualificados e profissionais criativos.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift