Vários profissionais da AproCS, RHmais, Vodafone Portugal e AXA Partners juntaram-se online, na primeira edição deste ano das Conversas InPar, para debater os vários aspectos a ter em conta no trabalho à distância, numa altura em que liderar ganhou novos desafios.
“Liderança em Contexto de Teletrabalho – Como Gerir Equipas dispersas com Colaboradores a trabalhar a partir de suas Casas” foi o tema da sétima edição das Conversas InPar, no final do mês passado, que pretendeu ajudar os responsáveis de empresas com dicas operacionais sobre como gerir colaboradores e ultrapassar as dificuldades nesta nova realidade. O encontro teve uma primeira parte de apresentações e foi complementado com uma mesa redonda, envolvendo todo o painel de convidados.
Rui Santos, director-geral da InPar e presidente da AproCS, começou a sessão e abordou as competências que um bom líder deve ter: comunicação frequente e verdadeira, ser empático, apresentar soluções, delegar na sua equipa e ser flexível.
A coach e especialista em Eneagrama, Susana Godinho Antunes, também se centrou nos pontos essenciais para uma boa liderança, destacando, a identificação de quais são os seus pontos fortes; de qual o seu contributo na equipa, conhecendo bem cada elemento; e o ser inspirador, estando sempre disponível, sabendo delegar e dando o exemplo.
Para exemplificar estes princípios, a coach apresentou o Eneagrama, uma ferramenta de auto-conhecimento que consiste num mapa de descodificação de comportamentos, características dominantes e vícios da personalidade. O Eneagrama tem várias vantagens no contexto da liderança, permitindo a melhoria do conhecimento individual e da equipa, a melhoria do entendimento e conhecimento de todos, a melhoria da comunicação e tolerância entre todos os elementos da equipa, a identificação dos pontos fortes e de desenvolvimento de cada elemento e o aumento da responsabilização.
A partir da sua experiência de quase 20 anos na RHmais, Ana Castro, directora de Contact Center da empresa, demonstrou que é o trabalho em equipa que faz o líder e que este só é possível através de uma comunicação de proximidade, clara e transparente que permite confiar e delegar.
As últimas palavras foram do CEO da RHmais, Rui de Brito Henriques, que abordou o regresso ao trabalho no escritório e frisou a necessidade urgente de cada empresa se adaptar rapidamente à nova realidade.
As Conversas InPar resultam de uma parceria, entre a RHmais e a consultora InPar, e constituem-se um ciclo de tertúlias dirigidas a administradores, directores, chefes de departamento, supervisores de equipas e quadros superiores de várias áreas, nomeadamente de Customer Support, CRM, Contact Center, Helpdesk, Gestão de Processos.














