Quais as funções mais procuradas e as áreas em crescimento nas empresas?

A procura por funções de Contabilidade, Controlo, Tesouraria e direcção Financeira, aumentou gradualmente em 2019. Esta é uma das conclusões do primeiro Guia Salarial da Spring Professional, em Portugal. 

 

Ainda na área financeira, as pequenas e médias empresas (PME) em fase de crescimento e consolidação, as multinacionais, os Centros de Serviços Partilhados e as startups, foram os principais protagonistas no que diz respeito a contratações. A Banca e Seguros, embora as fusões e aquisições tenham ditado um abrandamento no ritmo de contratações, já retomaram o crescimento na procura.

Para 2020, o Guia prevê uma continuidade deste dinamismo, com a procura de profissionais a manter-se em níveis idênticos aos deste ano. Flexibilidade, criatividade e capacidade de adaptação serão indispensáveis e muito valorizadas nos profissionais de finanças.

Na área de Engenharia, mostra-se que as funções mais procuradas são as de planeamento e logística, qualidade e procurement. A nível de gestão e técnico são as áreas de manutenção e logística.

Os perfis operacionais e técnicos têm vindo a ser os mais procurados pela rotatividade a que o mercado tem assistido, paralelamente com a melhoria das condições salariais e benefícios associados às funções.

A área da construção civil também assiste, desde o final de 2018, a um retomar do crescimento mais acentuado, sustentado pelo aumento do investimento e da procura. Para 2020, o Guia Salarial prevê a perda ao nível do sector automóvel, mas um crescimento em sectores, como o das embalagens, que se vê renovado actualmente pelas condições globais. Além disso é expectável o continuo crescimento na procura, no que respeita a áreas de apoio, como compras, planeamento.

Na área de Sales & Marketing, destaca-se que a especialização começou a ser procurada nas funções comerciais. Ou seja, as empresas procuram perfis técnicos, como engenheiros, para assumirem funções comerciais, o que significa uma total inversão do que se passava no mercado e também daquilo que o mercado estava à espera. Quer-se um técnico que conheça bem os produtos e o mercado para vender e criar negócio. E desde 2018 que o mercado começou a apostar novamente na área de marketing como um perfil analítico e de interligação com os departamentos comerciais.

Em 2020, a  Spring Professional prevê que o Marketing vai, cada vez mais, ser um apoio para a gestão e a divulgação da marca dentro e fora da empresa. A preocupação com a retenção de talento faz do departamento de marketing o elo de ligação mais próximo com as equipas de recursos humanos. Se por um lado os perfis estão a mudar muitas vezes, isso não significa novas oportunidades. «Existem mercados que se encontram a viver uma crise novamente», alerta-se.

Para concluir, salienta-se ainda a diferença salarial significativa entre Lisboa e Porto em muitos sectores, levando a uma deslocação de profissionais para a capital.

O Guia Salarial Spring apresenta uma compilação de alguns dos números mais relevantes e orientativos sobre o mercado salarial nacional com especial foco nas áreas financeira, engenharia e comercial e marketing e marca as tendências destes sectores para 2020.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Banco Montepio aponta a quem procura casa
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis