Qual a geração com maior dificuldade em desligar-se nas férias?

Um relatório da Hays conclui que os profissionais têm dificuldade em desligar-se do trabalho, sobretudo durante as férias. O “problema” afecta todas as gerações, mas umas mais do que outras.

De acordo com o estudo, intitulado “Geração Z: os nativos digitais no mercado laboral”, 61% dos baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) admitem que consultam frequentemente o telemóvel e o portátil da empresa, durante as férias.

No entanto, a Hays nota que «esta tendência parece ter vindo a decrescer a cada nova geração». Dentro do universo de inquiridos, esta percentagem desce para 51% e 33% junto da geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e millennials (nascidos entre 1981 e 1994), respectivamente. «Os millennials já estão menos propensos a consultar o telemóvel e o portátil durante as férias e por isso, é expectável que a geração Z ainda o faça com menos frequência», antecipa.

Quando questionados se consultam o telemóvel ou o portátil da empresa fora do horário laboral, 66% dos baby boomers, 60% da geração X e 49% dos millennials responderam afirmativamente.

Além disso, 50% dos baby boomers, 65% da geração X, 80% dos millenials e 74% da geração Z (nascidos entre 1995 e 2012) apontam que gostariam de trabalhar numa empresa que não permitisse trabalhar horas extra, responder a e- mails ou atender chamadas fora do horário de trabalho. «Este equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é mais expectado pelas gerações mais recentes. Por isso, é que os principais benefícios que valorizam num empregador passam pela flexibilidade de trabalho e possibilidade de trabalhar a partir de casa», constata a Hays.

No entanto, ao avaliar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, verifica-se o contrário. Os millenials dão uma avaliação menos positiva, enquanto os baby boomers uma mais positiva, apesar destes últimos serem os que mais consultam os dispositivos da empresa fora do horário laboral e até mesmo de férias.

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