Qual a principal preocupação dos gestores portugueses?

O HR Survey 2019, estudo realizado pela Stanton Chase International, revela que houve um decréscimo do optimismo dos gestores de Recursos Humanos face a 2018 (cerca de 10%) ao nível das perspectivas da evolução do seu sector nos próximos dois anos. Saiba o que mais os preocupa.

 

No que diz respeito à evolução do negócio da própria empresa nos próximos tempos, o sentimento optimista de anos anteriores mantem-se, apesar da ligeira quebra de 5% face a 2018.

A atracção e recrutamento de talentos adequados é apontada pelos gestores de pessoas como uma crescente preocupação e a principal área onde se têm sentido as maiores dificuldades. As respostas evoluíram de 40%, em 2016, para 52%, em 2017,  53,5% em 2018 e 63% em 2019.

Em relação às áreas e ferramentas que consideram mais marcantes para o futuro, 64% dos gestores apontaram a gestão do employer branding para atracção e retenção de talentos ; 52% indicaram o conhecimento e orientação para o negócio; 44%, a gestão de processos de mudança organizacional e 43% dos gestores de pessoas apontaram o alinhamento e planeamento estratégico.

 

Bom país para trabalhar
O estudo mostra ainda que, avaliando Portugal enquanto país para trabalhar, comparativamente a outros países, a maioria dos gestores classificaram como “bom” (59%), enquanto 33% consideram “razoável”, 6% “excelente”, e apenas 3% consideram “mau”. Globalmente, trata-se de uma avaliação mais positiva (totalizando 65% entre os que responderam “excelente” ou “bom”), comparativamente com os 62% registados no ano passado.

Este estudo, que se realizou pelo quarto ano consecutivo em Portugal, visa contribuir para um maior conhecimento sobre os principais desafios que os Gestores de Recursos Humanos enfrentam, as suas previsões de evolução organizacional e as suas preocupações enquanto profissionais, numa perspetiva corporativa e pessoal.

Decorreu no primeiro semestre deste ano e teve a participação de cerca de três centenas de profissionais de Gestão de Pessoas, especialmente directores e managers de Recursos Humanos.

Ler Mais