Quantas vezes faz compras online, por semana? Saiba se está acima ou abaixo da média

O avanço dos sistemas e dispositivos digitais faz com que o consumo através da Internet cresça exponencialmente ano após ano no mercado português, ao ponto de um em cada quatro portugueses afirmar consumir online, no mínimo, uma vez por semana. E uns adicionais 53% fazem-no uma ou várias vezes por mês, segundo dados do primeiro estudo sobre “O Consumo Online em Portugal 2025” realizado pela Webloyalty.

A possibilidade de comparar preços (66%), a comodidade (60%) ou o acesso a descontos e promoções (55%) são as principais vantagens que mais influenciam a população portuguesa na hora de comprar online. E é por isso que a taxa de recorrência entre os compradores é cada vez maior.

«Concretamente para este tipo de perfil, existem fórmulas que ganham cada vez mais adeptos: os clubes de compras para compradores recorrentes que lhes permitem beneficiar de cashback pelas suas compras online. Um exemplo seria o Compra e Poupa, que reembolsa sempre, no mínimo, 10% do valor das compras online realizadas em lojas online das principais marcas, aderidas à plataforma», revela Eduardo Esparza, VP General manager da Webloyalty Iberia & Brasil.

Este estudo recém-realizado entre a população portuguesa também destaca que a moda e os acessórios são os produtos que os cidadãos afirmam comprar mais online (78%), seguido de viagens (64%) e de produtos de tecnologia (59%). Além disso, o seu uso generalizado faz com que o telemóvel seja o dispositivo mais utilizado para comprar pela Internet (58%), seguido do computador (40%) e do tablet (2%).

«O estudo da Webloyalty confirma o que já vínhamos observando: o consumidor português está cada vez mais conectado e procura ativamente a conveniência nas suas compras, a comparação de preços e as oportunidades de poupança que o ambiente online oferece. O crescimento exponencial do comércio eletrónico em Portugal, com um em cada quatro portugueses a comprar online semanalmente, representa uma oportunidade enorme para os retalhistas portugueses, que devem adaptar-se para satisfazer estes novos consumidores e oferecer-lhes uma experiência de compra que convide à recorrência nas suas compras através deste canal», afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia & Brasil.