Quanto tempo pode esperar que um programador permaneça na sua empresa? Os próprios dão a resposta (e não é animadora)

O relatório Developer Engagement Report: Are Your Developers Happy or Halfway Out The Door da OutSystems mostra que mais 84% dos programadores em Portugal afirma que definitivamente estará na mesma empresa no prazo de um ano e 45% acredita que ainda estará lá no prazo de dois anos.

 

A nível global, 48% dos programadores globais disse que definitivamente estaria na sua empresa actual daqui a um ano e apenas 29% dos desenvolvedores globais acha que definitivamente estará na mesma empresa no prazo de dois anos.

Os inquiridos portugueses estão satisfeitos com as suas empresas e salários, apenas 16% concorda fortemente com a afirmação de que está a pensar seriamente em mudar de empresa agora, número que sobe para 47% quando comparado com os inquiridos do Brasil.

Além disso, apenas 16% dos entrevistados em Portugal sente fortemente que é mal pago, muito abaixo de quase metade (49%) dos developers em França.

O mesmo estudo revela que 62% dos inquiridos portugueses concorda que necessita de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal vs. 50% dos programadores globais e 63% dos programadores na região EMEA.

Os dados do relatório indicam  que 80% dos programadores na Holanda concorda fortemente que precisa de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal (a percentagem mais elevada) vs. 30% dos programadores nos Estados Unidos (a percentagem mais baixa).

Apenas 27% dos programadores em Portugal está satisfeito com o número de programadores que trabalham nos seus projectos, comparando com 43% a nível global.

“Existem tantas oportunidades para mim que poderia facilmente obter uma posição melhor agora” – 69% dos developers inquiridos concorda fortemente com esta afirmação. Esta é a percentagem mais elevada de todos os países inquiridos, e um reflexo claro da falta de talento existente, e como as empresas em Portugal estão a lutar para recrutar os talentos de que necessitam.

Já 70% dos programadores inquiridos no mercado português está muito satisfeito com a capacidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, comparando com 48% dos inquiridos na região EMEA. Este é um número apenas ultrapassado pelos programadores brasileiros (77%).

O relatório Developer Engagement Report: Are Your Developers Happy or Halfway Out The Door, tem como base dados de 860 programadores globais de diferentes origens, para identificar as principais tendências no que diz respeito à satisfação laboral e retenção nas empresas, assim como fornecer as melhores práticas para os líderes de TI evitarem situações de burnout e maior rotatividade de talentos.

Ler Mais