Quase 8 mil empresas criadas em Janeiro e Fevereiro

Dados da IGNIOS revelam que, nos dois primeiros meses do ano, foram constituídos 7 873 novos negócios em Portugal, num crescimento de 6,4% face ao mesmo período do ano passado.

No total, surgiram em Janeiro e Fevereiro deste ano mais 477 empresas do que nos dois primeiros meses de 2014. “O facto de continuarem a constituir-se mais empresas do que em 2015 reflete, acima de tudo, a confiança dos empresários na recuperação da economia”, considera António Monteiro, CEO da IGNIOS.

Os distritos de Lisboa e Porto mantém-se como os mais dinâmicos na criação de empresas, 2136 e 1475, respectivamente , mas Aveiro, Braga, Setúbal e Leiria foram as regiões a exibir um aumento do seu peso relativo no total das constituições, nota o Observatório de Insolvências, Novas Constituições e Créditos Vencidos da IGNIOS.

O maior número de novas empresas continuou a ser na área de outros serviços (mais de 2500), tendo os sectores do comércio automóvel, hotelaria e restauração e comércio a retalho aumentado o seu peso no tecido empresarial com o crescimento do volume de negócios.

Os dois primeiros meses do ano registam ainda cerca de 1500 empresas que entraram em insolvência, mais 60 entidades do que em igual período do ano passado. Este crescimento de 4,4%, em termos homólogos, interrompe as descidas sentidas desde início do ano passado.