
Quase todos os portugueses (99%) afirmam que vão comprar prendas de Natal. Mas quando vão começar (e quanto vão gastar)?
Um estudo da Odisseias, que contou com a participação de 512 indivíduos, revelou que 99% vão comprar presentes de Natal e que Novembro e a Black Friday são as alturas preferidas para as compras.
De acordo com a sondagem, 99% dos inquiridos vão comprar presentes. No entanto, há algumas mudanças significativas nos hábitos de consumo. 61,7% pretendem comprar menos do que no ano passado, enquanto 65,6% esperam gastar menos dinheiro.
No entanto, o valor médio previsto para os presentes continua elevado, situando-se entre os 100 e os 200 euros (31,8%) e a maioria vai oferecer entre 5 a 10 presentes (35,5%).
Quando questionados sobre quando começam a programar as compras de Natal, não há dúvidas: 50,8% afirma que Novembro e a Black Friday são as alturas preferidas. Relativamente ao canal escolhido, as compras online lideram com 75,6% das respostas e a verificar-se, este ano, um aumento significativo face a 2022 (69,2%).
O inquérito revela que os portugueses estão cada vez mais a optar por oferecer experiências, em vez de produtos físicos. 91% dos inquiridos pretendem comprar um presente de Natal Odisseias (estando na lista de preferências de plataformas online) e 61,7%, já o fizeram.