Quatro dicas (da Microsoft) para os colaboradores manterem o equilíbrio vida pessoal e profissional

As férias de Verão sugerem abrandar o ritmo, mas devem ser também tempo de reflexão sobre como adoptar um regresso mais equilibrado ao trabalho. Neste sentido, a Microsoft partilha algumas dicas para os colaboradores reestabelecerem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

1. Adoptar o “JOMO—the Joy of Missing Out”
Está a gastar menos tempo do que deveria nas suas principais prioridades? Poderá descobrir que precisa de ser mais intencional na forma como gere o seu tempo.

Sete formas de potenciar o “JOMO”:

  1. Recusar uma reunião em que a sua presença seja opcional, e recupere aquilo que foi discutido posteriormente através da gravação e transcrição.
  2. Resistir ao impulso de se manter conectado durante as horas de almoço e de pausa.
  3. Desligar as notificações ou mudar o seu estado no Teams para o “modo de foco” enquanto trabalha numa tarefa.
  4. Monitorizar se está a gastar tempo em projetos que não requerem a sua atenção a fim de se distrair de tarefas mais complexas.
  5. Fechar as aplicações e separadores das redes sociais enquanto trabalha e definir blocos de tempo específicos para essa finalidade.
  6. Verificar a sua caixa de entrada em horários específicos do dia, em vez de confirmar constantemente as novas mensagens.
  7. Motivar os membros da sua equipa a também adoptarem estes passos.

 

2. Definir intervalos entre reuniões
Num ambiente convencional de escritório, o tempo que passa entre as salas de reunião é uma oportunidade para descomprimir e recarregar, mesmo que não tenha dado por isso na altura. Em ambientes híbridos e remotos, estas pausas momentâneas são eliminadas. Algumas técnicas que podem ajudar:

  • Faça pausas de cinco minutos: Configurar o Teams e Outlook para iniciar as reuniões online cinco minutos após a marca de meia hora ou uma hora – o equivalente (virtual) do tempo passado a deslocar-se entre salas de reuniões.
  • Pense fora dos moldes: Sinta-se confortável para planear reuniões que durem 10, 15 ou 20 minutos, em vez do bloco predefinido de meia hora.
  • Faça pausas curtas inteligentes: Um passeio de cinco minutos, uma sessão de meditação, uma sesta com o gato ou cão, entre outras atividades, podem ajudá-lo a refrescar o cérebro.

 

3. Agendar tempo de concentração
Por vezes, subestimamos o poder do tempo de concentração e algumas coisas, como tarefas criativas ou cognitivamente exigentes, requerem concentração total e interrupções limitadas. Como tal, poderá agendar blocos de tempo no seu calendário dedicados a trabalho focado de forma a impedir distúrbios, através do Microsoft Viva, no Teams, por exemplo.

 

4. Usar o tempo de deslocação para mudar o mindset
À medida que as pessoas regressam às suas deslocações frequentes entre o escritório e casa, apercebem-se da importância do tempo de deslocação, um tempo dedicado à transicição da vida profissional para a pessoal.

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