Quatro perguntas relacionadas com a pandemia que deve esperar na sua próxima entrevista de emprego

Quase dois anos após o início da pandemia, os recrutadores ainda fazem perguntas aos candidatos sobre a COVID-19, seja sobre trabalho remoto ou como as suas vidas ou carreiras foram afectadas.

 

Algumas destas perguntas foram elaboradas para avaliar a capacidade de um potencial colaborador lidar com mudanças. Outras são mais práticas, geralmente relacionadas com o grau de adequação do candidato às políticas da pandemia COVID-19 de uma empresa.

A pensar nisto, o CNBC Make It elaborou uma lista de quatro perguntas relacionadas com a pandemia que deve esperar na sua próxima entrevista de emprego e a melhor maneira de responder.

 

1. Como se adaptou?
De “como organiza o seu dia de trabalho em casa?” para “como gere a sua equipa e se mantém conectado?” – perguntas relacionadas a como se adaptou à vida profissional durante a pandemia estão entre as mais comuns, de acordo com os recrutadores.

Estas questões são especialmente importantes para empresas que planeiam operar remotamente ou como parte de um modelo híbrido, pois querem garantir que as novas contratações possam ser igualmente produtivas trabalhando fora do escritório, disse Amanda Augustine, especialista em consultoria de carreira da TopResume.

«Os candidatos devem estar preparados para falar sobre as ferramentas que adoptaram ou as estratégias que implementaram para ter sucesso num ambiente remoto», disse Amanda Augustine. Fale sobre que ferramentas de gestão de projectos e comunicação digital usa para se manter organizado e ligado com os colegas.

 

2. Quais são os desafios?
Os entrevistadores também vão querer saber como lidou com a pandemia e os desafios que apresentou. Ao responder, os especialistas em carreira recomendaram uma abordagem pessoal.

De acordo com Bowerbank da Kerry Consulting, «a confiança é conquistada com vulnerabilidade e histórias. Mostre que é humano, um futuro colega com quem se podem relacionar».

Embora a honestidade seja incentivada, também é importante manter alguns desafios privados, especialmente quando envolvem empregadores anteriores.

 

3. Qual é o seu estilo de trabalho preferido?
Com os modelos de trabalho remoto e híbrido comuns durante a pandemia, os empregadores estarão ansiosos para entender  qual o seu estilo de trabalho preferido e como se ajusta à política de trabalho.

Isto significa que os candidatos devem fazer a sua lição de casa sobre os planos das empresas em potencial e ser honestos sobre os seus próprios desejos.

«Os candidatos devem ser o mais transparentes possível no que diz respeito às suas preferências, definindo expectativas com os recrutadores desde o início», disse Kirsty Hulston, directora regional da Hays.

 

4. Como trabalhou em si mesmo?
Os recrutadores também destacaram questões como “Como se desenvolveu durante a Covid – tanto pessoal quanto profissionalmente?” ou “Como alinhou as suas competências às necessidades da pandemia?”

Estas perguntas são uma oportunidade para os candidatos partilharem como trabalharam em si mesmos durante a COVID-19.

«Partilhe os seus resultados de aprendizagem e como cresceu e se tornou uma versão melhor de si mesmo como pessoa, colaborador ou líder», disse Bowerbank.

Quando se trata de desenvolvimento profissional, partilhe detalhes de como usou o tempo extra para aprimorar competências e conhecimentos nesse período. Fale sobre os cursos virtuais que  frequentou ou as certificações que obteve durante o tempo.

Ler Mais