Quatro pontos-chave que têm de fazer parte de qualquer plano estratégico

Para começar qualquer negócio, é essencial que se crie uma boa estratégia, com objectivos claros e tácticas que nos permitam atingi-los da melhor forma possível. A The Alternative Board (TAB) Portugal partilha alguns pontos-chave que devem estar sempre presentes num bom plano de negócio, para facilitar o processo de desenvolvimento desta ferramenta.

 

Missão, visão e valores
Qualquer pessoa que tenha posto os olhos num livro de gestão, marketing ou qualquer outra área relacionada com o mundo dos negócios, tem estas três palavras bem guardadas na mente. É das primeiras coisas que se aprende, e o porquê de assim ser é muito claro, uma empresa tem de ter identidade.

São apenas três palavras que revelam logo a essência da marca, descrevem quem é esta empresa e o que ela pretende ser no futuro. Pode parecer básico, mas sem esta identidade é impossível criar um plano de negócios eficaz.

 

Objectivos
O famoso acrónimo SMART, do inglês “specific, measurable, attainable, realistic e time-bound” (ou específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais, na tradução portuguesa), deve sempre estar na mente de todos os empresários. Certifique-se de que os seus objectivos fazem sentido para si, tendo em conta as suas capacidades.

 

Análises
Esta fase pode ser considerada um pouco mais aborrecida para quem gosta mais de acção, mas é tão importante como todas as outras, conhecer o mercado que rodeia a empresa e que papel esta tem nesse mercado.

É aqui que entra a famosa SWOT, uma ferramenta excelente para sistematizar os conhecimentos, para se criar uma abordagem mais eficaz.

 

Vantagem competitiva
Um termo também muito utilizado neste mundo é a vantagem competitiva. De forma resumida, e sem complicar muito, é aquele ponto-chave que distingue uma empresa dos seus concorrentes. Pode ser o preço, um elemento no produto, ou até mesmo uma comunicação fora da caixa, o que importa é que é o factor que leva os consumidores a escolherem os produtos ou serviços de uma marca.

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