Quer apoiar crianças e jovens do ensino básico e secundário? A Critical Software procura voluntários para o seu programa de mentoria
Com o novo ano lectivo à porta, estão abertas até 30 de Setembro as candidaturas para todos os que queiram ser voluntários na quarta edição do projecto Companhia do Estudo. O programa, fundado pela Critical Software, tem como objectivo promover o acesso equitativo à educação e à literacia digital, de forma a combater o insucesso e o abandono escolar.
A quarta edição, que arranca em Outubro, conta com um novo apoio – a INSUR: IT junta-se à rede de empresas parceiras do projecto que inclui a Critical Software, Critical Techworks, LTPlabs, Bluepharma, Nest Collective e Present Technologies.
A Companhia do Estudo assenta em quatro pilares de intervenção – Inspirar, Motivar, Desenvolver e Expandir -, e funciona através de uma rede de voluntários. Os primeiros pilares trabalham a componente de mentoria e para crianças do 2º ao 6º ano, estas sessões são individuais.
Já para os jovens do 7º ao 12º ano, as sessões podem ser individuais ou em pequenos grupos, sendo que o objectivo é incentivar os alunos a desenhar o seu futuro, promover o bom desempenho escolar, a autoconfiança e, sempre que necessário, dar apoio nas várias disciplinas do currículo escolar.
O terceiro pilar, Desenvolver, destina-se ao ensino de programação a crianças do 3º ou 4º ano, de forma a garantir desde cedo que os alunos adquirem competências básicas no campo da tecnologia. Por último, o quarto pilar, Expandir, proporciona experiências que possam abrir os horizontes das crianças e jovens com eventos culturais, desportivos ou de tech, muitas vezes na sede das empresas parceiras.
Desde a sua fundação, em 2021, a Companhia do Estudo já acompanhou cerca de 500 crianças, em 25 escolas e associações de norte a sul do país, através das mentorias, explicações, formações e os eventos organizados pelas empresas parceiras. Actualmente o programa conta com mais de 100 voluntários activos.
Os interessados em juntar-se à rede de voluntários da Companhia do Estudo podem candidatar-se a título individual ou através das sete empresas parceiras já associadas ao projecto, desde que se encontrem a frequentar ou já tenham concluído formação superior. Na última edição, o projecto foi alargado a estudantes de língua não materna portuguesa, pelo que também se procuram voluntários que possam dar mentorias em inglês.
No dia 20 de Setembro, às 15h30, irá decorrer um webinar de esclarecimento sobre as várias vertentes do programa. Os interessados podem inscrever-se através do formulário.
Este programa conta ainda com o apoio da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, CASPAE e Clínica da Educação.