Quer aprender mais enquanto lê? Siga o truque de Bill Gates

Uma dos hábitos mais conhecidos de Bill Gates é a leitura. E agora, o cofundador da Microsoft também revelou seu método para aprender mais com as suas várias leituras, avança a revista Exame.

No fórum de conversas entre comunidades online, Reddit, Bill Gates escreveu: «Durante as férias, leio três horas por dia, por isso consigo completar muitos livros».

E acrescentou «faço notas em cerca de 20% dos livros que leio. Levo duas vezes mais tempo quando escrevo notas, mas para muitos livros isso é essencial para meu aprendizado».

O cofundador da Microsoft adora livros sobre ciência, biografias e grandes problemas da sociedade actual, como mudanças climáticas e doenças. Assim, para acompanhar toda a informação que consome, as anotações ajudam a fixar o conhecimento.

Para muitos amantes dos livros, usar as margens do papel para anotações pode parecer um grande pecado. No entanto, o bilionário e a ciência estão do lado desse hábito. Em 2014, a Association for Psychological Science publicou um estudo sobre como tomar notas à mão ajuda a lembrar informações conceituais no longo prazo.

Bill Gates aconselha ainda a reservar uma hora do seu tempo para dedicar à leitura. «Não dá para ler [assuntos complexos] cinco minutos aqui e 10 minutos ali. Matérias de revista ou vídeos do Youtube cabem nesse tempo. Por isso, todas as noites leio por pouco mais de uma hora para ter progresso».

Além disso, em entrevista para o site americano Quartz revelou que não começa livros que sabe que não vai terminar e que ainda prefere as edições de papel.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*