
Quer cativar? Seja engraçado!
A capacidade de ser engraçado na hora certa é um activo de negócios enorme. Colegas de trabalho, chefes e clientes gostam de trabalhar com pessoas que podem trazer algum riso a um ambiente de trabalho cheio de stress.
Por isso, será mais bem sucedido se fizer as pessoas rir. Há quem não seja um humorista nato, mas ser engraçado implica apenas um conjunto de habilidades que podem ser treinadas. Aqui estão algumas dicas rápidas de Geoffrey James, editor da revista Inc., para ser mais engraçado no trabalho.
1. Conte histórias, e não piadas
Uma piada é uma história falsa. Se a piada corre mal, pode parecer um tolo. Em vez de contar piadas, conte histórias relevantes que têm elementos humorísticos. Se as pessoas não encontrarem uma história engraçada, não tem mal, porque a história tem conteúdo para além de ser engraçada. Se as pessoas rirem, melhor ainda.
2. Mantenha um arquivo de coisas engraçadas
As pessoas engraçadas não dependem apenas da sua memória para manter o controlo de tudo o que acham engraçado. Antigamente, os grandes comediantes andavam com cadernos para anotar pensamentos engraçados e observações e álbuns de recortes para reunir notícias que lhes parecessem engraçadas. Hoje, pode fazer isso facilmente com o seu smartphone. Se tem um pensamento engraçado, grave-o como uma nota de áudio. Se leu um artigo engraçado, salve o link nos seus favoritos.
3. Baseie-se em experiências da vida real
Desde os anos 60 que as pessoas excepcionalmente engraçadas têm invocado o que é chamado de “humor observacional” para fazer as outras pessoas rir. A vantagem de usar as suas experiências pessoais como base para o seu humor é o facto de as suas vivências serem únicas e garantidamente originais.
4. Vá directo ao ponto
Há um ditado que diz que “a brevidade é a alma da sagacidade”. Deixe de fora os detalhes chatos e chegue tão rápido quanto possível à parte engraçada da história, colocando-a no final em vez de no meio da narração.
5. Use vozes para criar personagens
As histórias mais engraçadas são sempre sobre pessoas, e as pessoas são engraçadas (na narração) somente se têm algo a dizer. Ao contar a sua história, use vozes diferentes para representar as várias pessoas ou até mesmo os seus estados de espírito.