Quer continuar em teletrabalho? Siga estas dicas para convencer o seu chefe

A pandemia Covid-19 forçou a maior parte de empresas a adaptar-se ao teletrabalho. Este novo modelo fez sucesso entre as grandes empresas, e pode inclusive manter-se depois da pandemia em muitas organizações.

 

De acordo com um estudo recente partilhado pela Robert Walters , 9 em cada 10 profissionais gostavam de escolher se vão trabalhar em casa ou no escritório. Se faz parte do grupo de colaboradores que quer continuar em teletrabalho, saiba como iniciar a conversa com o seu chefe, quais os melhores argumentos para apresentar e o que fazer em caso de resposta negativa.

1. Este é o melhor momento da carreira para ficar em teletrabalho?
Da mesma forma que o teletrabalho pode trazer benefícios também pode distanciá-lo dos seus colegas. Manter a cultura corporativa remotamente é possível, porém não é um trabalho fácil.

Por este motivo, é importante entender em que momento da carreira está e avaliar se não será prejudicado ao tomar a decisão de ficar em teletrabalho permanente.

2. Alinhe-se com a postura da empresa
A cultura de trabalho de uma empresa é fundamental para definir o modelo de produção dos colaboradores. Segundo a Robert Walters, devido à pandemia, muitos empregadores aumentaram a preocupação com o nível de saúde de seus colaboradores.

François-Pierre Puech, country manager da Robert Walters Portugal, explicou que «esta preocupação reflecte-se em flexibilidade para o regresso ao escritório. Se a empresa já defende o cuidado com a saúde, é mais provável que aceite a proposta do colaborador».

3. Escolha o momento certo para ter a conversa
É muito provável que o momento perfeito para ter este tipo de conversa com o seu chefe nunca vá existir. Mas é importante ter em mente quais são as situações menos adequadas para isso.

”Não vale a pena falar com seu gestor depois de ter atrasado na entrega de um projecto, quando a empresa está a passar por um momento de instabilidade ou quando os resultados foram piores que o esperado pelos líderes”, aconselha François-Pierre Puech.
Se este não for o caso, também é importante marcar a reunião com antecedência, adiantar o tópico para o seu chefe e planear uma linha de argumentos.

Um bom argumento seria mostrar o quão produtivo está a ser em teletrabalho ou como usa o seu tempo de deslocação para realizar tarefas que normalmente não consegue.

4. Crie uma ponte com o profissional e o pessoal
Se as suas motivações para ficar em teletrabalho também são pessoais deve inclui-las nos seus argumentos. A dica aqui é criar uma ponte entre os dois lados.

Por exemplo, existem colaboradores que demoram duas horas a chegar ao trabalho. Nesse caso é possível apresentar ao seu chefe que esse tempo pode ser usado para planear o seu dia de trabalho, adiantar projectos ou para passar mais tempo com a sua família pelas manhãs.

5. Esteja aberto a um modelo de trabalho híbrido
Mostrar flexibilidade em relação à empresa é um dos pontos mais importantes durante a conversa. Os especialistas concordam que manter o teletrabalho a tempo inteiro pode prejudicar algumas relações. Por isso, se se mostrar aberto ao trabalho híbrido, as hipóteses de sucesso são maiores.

Ler Mais