Quer especializar-se em Cibersegurança? Há uma nova academia com cursos intensivos, que junta mais de 20 universidades e politécnicos

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) lançou um programa de formação avançada em Cibersegurança, a C-Academy. O projecto, que junta o CNCS a mais de 20 universidades e politécnicos na promoção de competências avançadas em cibersegurança, utilizará a infraestrutura e recursos tecnológicos catualmente disponibilizados pelo Learning Management System da Plataforma NAU.

 

Através de cursos intensivos de 35 e de 70 horas, criados por especialistas e em linha com as competências definidas no Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS), a formação visa disponibilizar conteúdos e formações alinhados com o Referencial de Competências de Cibersegurança, num projecto de abrangência nacional com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.

Os cursos promovidos pela C-Academy poderão posteriormente ser dinamizados em qualquer instituição de ensino que tenha aderido ao projecto dando acesso a um conjunto de microcredenciais com ECTS transferíveis entre qualquer uma das instituições e igualmente reconhecido em todas.

Com arranque marcado ainda para este ano, o programa pretende formar 9800 especialistas até ao primeiro trimestre de 2026, tendo como público-alvo a Administração Pública, Operadores de infraestruturas críticas, Operadores de serviços essenciais e Prestadores de serviços digitais.

«A selecção da plataforma NAU enquanto parceiro tecnológico desta Academia surge não só pela proximidade da unidade FCCN da FCT ao ensino superior como também pelo percurso feito pela NAU desde início com o CNCS nas suas actividades formativas e que tem vindo a comprovar o know-how de que dispomos enquanto serviço ao dispor das instituições públicas e privadas na criação de formações de qualidade para os seus públicos-alvo. Este é um projecto que nos diz muito pela importância que a temática da cibersegurança tem para nós, mas também pelo facto de estar finalmente a ser reconhecida a necessidade de providenciar este tipo de competências a todo o país», afirma Pedro Cabral, gestor da Plataforma NAU.

Ler Mais