Quer investir num Plano de Poupança-Reforma mas não sabe qual escolher? Esta plataforma compara-os

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) lançou uma nova plataforma de comparação de Planos de Poupança-Reforma (PPR).

 

Criada ao abrigo da Norma Regulamentar n.º 11/2024-R, a plataforma disponibiliza informação sistematizada sobre comissões, rendibilidade e nível de risco de diferentes tipos de PPR, que se encontram sujeitos à supervisão da ASF:

· PPR constituídos sob a forma de seguro de vida não ligado a fundos de investimento, ou seja, produtos que garantem capital e podem garantir rendibilidade;

· PPR constituídos sob a forma de seguro de vida ligado a fundos de investimento, isto é, aqueles que normalmente não garantem capital nem rendibilidade;

· PPR constituídos sob a forma de fundos de pensões, que assumem a forma de adesões individuais a fundos de pensões abertos, podendo ou não garantir capital e rendibilidade.

 

«Com esta iniciativa, a ASF pretende facilitar decisões de poupança mais informadas, promover a literacia financeira e reforçar a proteção dos investidores, proporcionando maior clareza sobre os custos e os riscos associados a cada produto», afirmou Eduardo Pereira, director do departamento de Supervisão Comportamental da ASF.

A plataforma permite consultar produtos atualmente em comercialização, bem como produtos já descontinuados, mas com apólices activas. Entre as inovações introduzidas destacam-se a harmonização dos critérios de cálculo das comissões e da rendibilidade, facilitando a comparação entre produtos do mesmo tipo, e a introdução de um indicador de risco relativo a cada PPR. Para apoiar a utilização desta ferramenta, a ASF disponibiliza também um Guia do Utilizador, que explica como pesquisar, comparar e interpretar a informação disponível.

Aceda aqui à Plataforma de Comparação de PPR.

Ler Mais