
Quer mostrar que está pronto para ser promovido? É isto que deve fazer
Se está no mesmo emprego há algum tempo, ser promovido não será algo que aconteça todos os anos. Mas, para que isso aconteça, deve mostrar (e às vezes dizer) ao seu chefe que está pronto para assumir uma nova função.
O The Muse revela 10 formas de mostrar que está pronto para ser promovido.
1. Dê exemplos visuais do seu trabalho
Ao falar sobre o seu trabalho, dê algo para observar. Mostre gráficos com as principais respostas às questões que lhe forem colocadas sobre o negócio.
2. Projectos próprios do início ao fim
As empresas valorizam as pessoas que que cumprem as suas tarefas. Se provar que se consegue responsabilizar pelos projectos do início ao fim, não só será promovido, como também se tornará indispensável.
3. Mantenha uma atitude positiva
As pessoas que são promovidas, normalmente mantêm a calma quando estão sob pressão. Além disso, também servem de exemplo para todos ao seu redor.
Então, cumprem prazos e fazem perguntas relevantes e inteligentes que ajudam os clientes a ficarem mais satisfeitos com serviços. Quando surge um problema, querem resolvê-lo e trabalham para evitar problemas futuros, aprendendo com os erros.
4. Melhore o desempenho dos outros membros da equipa
Procure pessoas que estejam a concluir as suas tarefas e a perguntar a si próprias qual será a próxima tarefa. Essas pessoas ajudam em vez de atrapalhar a sua promoção.
5. Deixe o seu chefe ciente de que quer ser promovido
Expressar o seu desejo por uma promoção específica é muito útil. Às vezes, a chefia pode não saber que a deseja ou não ter o considerado, especialmente se for fora do seu departamento actual. Se os chefes souberem que quer essa oportunidade, até lhe poderão dizer o que precisa de fazer para conseguir. Seja humilde, curioso, apaixonado e ávido por isso.
6. Demonstre orgulho no trabalho
A vontade inerente de fazer o melhor trabalho possível é do que mais importa. Muitas vezes, os colaboradores que levam o trabalho para o lado pessoal, que reconhecem o seu trabalho como um reflexo dos seus valores e se orgulham de fazer um bom trabalho, são confiáveis.
7. Evite a política e as fofocas do escritório
Há chefias que analisam qualidades que demonstram integridade e confiabilidade, por exemplo, quem não se mete em fofocas e políticas do escritório.
8. Demonstre comprometimento
Quando as pessoas estão realmente comprometidas, percebe-se pela qualidade do seu trabalho, pelo esforço que dedicam e pelos relacionamentos que desenvolvem.
9. Mostre que pode resolver os problemas dos clientes
Para ser promovido, precisa mostrar que pode tomar a iniciativa e ajudar os clientes a resolver os seus problemas. Isso também significa ser capaz de trabalhar de forma independente, sem precisar que digam o que fazer.
10. Seja excepcional
As pessoas ao seu redor têm de entender porque será você a ser promovido. Então, se lida com clientes, tem de causar um impacto significativo neles, se não, deve ser a pessoa de contacto dos colegas.