Quer mudar de profissão? Este curso tem 90% de empregabilidade (além de formação em empresas e estágios gratuitos na Europa)

O CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património vai iniciar, a 14 de Fevereiro, o curso de técnico especialista em Conservação e Restauro de Madeira e Arte Sacra.

 

Trata-se de um dos poucos cursos de qualificação profissional nesta área tão carente de profissionais qualificados, oferecendo 90% de empregabilidade. A formação é realizada em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que ministram vários módulos, disponibilizam laboratórios, em complemento ao que o CEARTE possui e reconhecem e equivalência a 25 créditos para a licenciatura.

«Estes técnicos especialistas podem efectuar diagnósticos, peritagens e intervenções em arte sacra, esculturas e talhas de madeira e conservar e restaurar ao nível da madeira, policromias, douramentos e outras formas de revestimentos decorativos», explica Luís Rocha, director do CEARTE.

Além da forte componente tecnológica ao nível do saber-fazer, os participantes contam com «formação em contexto de trabalho de 500 horas em empresas de referência e também em museus e entidades ligadas ao Património, garantido uma elevada empregabilidade», acrescenta o responsável.

Os formandos têm, ainda, a oportunidade de realizar gratuitamente estágios de três semanas na Europa, consolidando conhecimentos técnicos, aumentando o domínio da língua estrangeira e o contacto com outras culturas. As formações do CEARTE têm apoios sociais como bolsa de formação, subsídio de alimentação, subsídio de alojamento e transporte garantido para o Polo de Semide.

As inscrições estão abertas aqui.

Ler Mais