Quer saber mais sobre a União Europeia? Esta plataforma tem um curso gratuito

A União Europeia foi uma das organizações mais activas na resposta à situação pandémica e ao conflito na Ucrânia. Compreender como funciona esta instituição, nos diferentes domínios de acção e conhecer os direitos e oportunidades ao dispor dos cidadãos, é o objectivo do curso “A União Europeia: Construção e Funcionamento”, lançado pela plataforma NAU e pelo Instituto Nacional de Administração (INA).

 

Além da análise do contexto actual da UE e das competências que lhe são inerentes, este curso pretende ainda ajudar os cidadãos a descobrir oportunidades de trabalho nas instituições europeias. Com os contributos de especialistas na área, o curso aborda também a importância da UE para a manutenção da paz e a prosperidade na Europa, visando promover a cidadania e estimular a participação activa.

A duração do curso será de três horas, que são geridas pelo utilizador, e é constituído por quatro módulos: “A União Europeia”, “Principais Marcos da Construção Europeia”, “Instituições, Órgãos e Agências da UE” e a “Cidadania Europeia”.

A plataforma NAU é um projecto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCNN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É uma plataforma de MOOC (Massive Open Online Courses) com conteúdos gratuitos e leccionados exclusivamente em português, promovidos em conjunto com entidades dos sectores público, ensino superior e privado, disponíveis no site.

Lançada em 2019, a plataforma procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento. Num contexto online e através de um conjunto de serviços digitais partilhados, que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta com mais de 142 mil utilizadores activos e mais de 270.000 inscrições nas cerca de 90 edições de cursos já disponibilizadas. Actualmente, estão disponíveis cursos de acesso aberto em parceria com 43 entidades de referência nacional.

O financiamento do projecto NAU provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, com o número de projeto 02/SAMA2020/2016.

A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*