Para ter um negócio bem sucedido decore estas cinco estratégias do empreendedor mais rico do mundo

A influência e poder do homem mais rico do mundo são resultado de desafiar, deliberadamente, as regras e expectativas em todo o momento. Uma estratégia de media bem planeada é algo que cada empreendedor deve considerar. Analisando a ascensão de Musk, desde os seus êxitos nos negócios, publicamente celebrados, ao “caso Twitter”, podemos retirar valiosos ensinamentos.

 

Estratégia 1: Deite lenha na fogueira

No auge do “boom .com”, Musk andava a deitar foguetes. Em 1995 fundou a Zip2, uma empresa online que disponibilizava guias das cidades e directórios de empresas para os jornais. Quatro anos depois tornou-se milionário. A Zip2 foi vendida por 307 milhões de dólares e Musk arrecadou 22 milhões.

À medida que o fascínio público por Silicon Valley crescia, Musk convidou a imprensa a testemunhar o seu sucesso em primeira mão. Quando os milhões começaram a entrar, recebeu a CNN às sete da manhã para assistir à entrega do seu McLaren F1, avaliado em um milhão de dólares. Apesar de ser difícil entender como funcionava Silicon Valley, os Media queriam uma história de sucesso e Musk criou uma com o seu carro desportivo.

Por isso, se é empreendedor num sector complexo, considere a possibilidade de entrar numa onda de cultura pop.

 

Estratégia 2: Torne o seu negócio pessoal

A sabedoria convencional afirma que o negócio não é pessoal, mas a personagem Elon Musk tornou-se indissociável da Tesla e da SpaceX. E não é por acaso. Nas suas aventuras iniciais, Musk perdeu o controlo das suas empresas e aprendeu da pior forma que não há insubstituíveis. Foi afastado tanto na Zip2 como na Paypal (antiga X.com).

Com a SpaceX e a Tesla, Musk combinou os objectivos pessoais com os profissionais, ligando a sua “pessoa pública” ao desempenho de ambas as empresas e assegurando o seu lugar no topo. Foi até mais longe e mudou o título de CEO para “Technoking”.

Qualquer um pode ser substituído, mas pense na forma como pode interligar a sua “public persona” aos seus objectivos de negócio para assegurar o seu lugar.

 

Estratégia 3: Estabeleça objectivos irrealistas

Mais do que focar-se num determinado caminho para o lucro, Musk declara metas impossíveis, como levar a Humanidade a Marte antes de morrer. E bem sabemos que as pessoas adoram torcer pelos sucessos mais improváveis.

Enquanto empreendedor, estabeleça objectivos que tenham o poder de motivar a sua equipa, atrair investimento e criar ligação com os seus consumidores/clientes.

 

Estratégia 4: Ignore o seu caminho

Os empreendedores sabem que a chave do sucesso é manter-se focado nas metas e objectivos. Contudo, mesmo estando tão ocupado que dorme num sofá no seu escritório, Musk tem sempre tempo para as luzes da ribalta.

Aparece em “Iron Man 2” ao lado de Tony Stark, em “South Park” e ”Os Simpson”, e ainda lava a loiça na “Teoria do Big Bang”. Para alguém tão focado no avanço da Humanidade, Musk gasta tempo, de forma calculada, a aprimorar a sua imagem.

Enquanto líder, o seu papel é mais do que manter as operações a rolar. Procure compromissos inesperados que podem levar a sua empresa para a ribalta e será recompensado com mais oportunidades.

 

Estratégia 5: Diga o que lhe vai na mente

As atitudes de Musk variam entre o fora de normal e o “do contra”, tais como chamar ao filho nascido X Æ A-12, e a filha Exa Dark Sideræl. Usa o Twitter como recreio pessoal, influenciando, em apenas 280 caracteres, os preços de acções das suas próprias empresas e outras. Os seus tweets vão de memes do Baby Yoda a conversas com líderes mundiais, passando por anúncios importantes da Tesla e SpaceX, tais como a decisão de deixar de aceitar bitcoins.

Lembre-se que tudo o que publica nas redes é um reflexo de si e do seu negócio. Quando Musk posta memes “nerd”, está a afirmar que faz parte de uma subcultura com a qual muitos dos seus clientes se identificam. Quando disponibiliza apoio de emergência à Ucrânia demonstra a viabilidade dos seus objectivos de negócio. Quando publica updates sobre os seus negócios, mostra ao mundo e aos seus colaboradores que ele é que manda.

O que parece aleatório faz parte de uma estratégia de media maior. Pense na imagem e sinais que quer transmitir e actue de acordo com isso.

Os empreendedores quebram as regras. Está nesse lugar porque desafiou a convenção, fez algo de forma inesperada ou criou algo novo. Defina o seu objectivo final e crie a sua imagem à volta disso. A partir daí, saberá determinar que regras pode quebrar e como fazê-lo a seu favor.

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