Quer trabalhar (ou trabalha no sector automóvel)? Confira estas tendências no mercado de trabalho e os passos certos de carreira para os managers

A indústria automóvel foi, como muitos sectores da economia portuguesa, afectada com a pandemia. Contudo, Wyser identifica as tendências futuras no emprego, com base num estudo efectuado junto dos principais intervenientes do sector em Portugal.

 

Apesar do o cenário automóvel na Europa e em Portugal ser negativo, a empresa de Search & Selection para funções Middle e Senior Management da Gi Group prevê boas oportunidades para managers e engenheiros altamente qualificados e com sentido de iniciativa.

As empresas entrevistadas pela Wyser, precisam de gestores que podem causar um impacto positivo no seu futuro, o que se traduz em redireccionar a crise para oportunidades de negócio.

Para além disso, a análise da empresa do Gi Group junto das empresas do sector automóvel mostra que uma abordagem à “aprendizagem contínua” é uma competência crucial para os candidatos.

Em relação às funções, a Wyser registou uma procura de engenheiros electrotécnicos e electromecânicos e de engenheiros de processos, necessários para liderar a reorganização no seguimento da pandemia e o distanciamento social no local de trabalho.

Outra das funções procuradas é a de Supply Chain managers, que gerem processos num mundo em que as fronteiras estão encerradas e cujos países podem enfrentas fases diferentes da crise (com confinamentos intermitentes). Também são procurados Product Development managers, com o objectivo de renovar a oferta de acordo com as necessidades dos consumidores.

E ainda directores Comerciais, que terão como função liderar a digitalização das vendas com base nos novos comportamentos dos consumidores.

Ler Mais