
Reclamações contra a Amazon subiram 21%. Saiba porquê
Desde o início do ano, a Amazon recebeu perto de 300 reclamações, um crescimento de 21%, face ao mesmo período do ano anterior. Julho passado, foi o mês que acolheu o maior número de queixas contra o marketplace devido ao Prime Day, um evento promocional da marca que volta a realizar-se este mês.
O evento Prime Day são ofertas e descontos exclusivos para membros prime em diversos produtos, com foco em smartphones, tablets e outros gadgets. Aliciante, sem dúvida, mas também com potencial para muitas queixas. Por este motivo, o Portal da Queixa decidiu aferir qual o nível de satisfação dos consumidores sobre o marketplace internacional de forma a partilhar algumas experiências de consumo, sobretudo, relacionadas com o evento das grandes promoções.
De acordo com a análise, entre os dias 1 de Janeiro e 2 de Outubro, chegaram ao Portal da Queixa 284 reclamações contra a Amazon. Um número que apresenta um aumento na ordem dos 21% em relação ao período homólogo de 2024, onde se contabilizaram 235 queixas.
No mês de Julho, altura em que se realizou o último evento Prime Day -, os consumidores portugueses dirigiram 57 reclamações contra a Amazon, sendo que a maioria das queixas esteve relacionada com a iniciativa promocional. Foi o mês que concentrou mais ocorrências.
Entre os principais problemas apontados pelos consumidores ao marketplace ao longo do ano estão: problemas na entrega (27,4%), referindo-se a falhas, atrasos, produto em falta ou errado; problemas com devoluções e reembolsos (17,9%) e deficiências na qualidade do serviço (16,9%).
No que se refere ao último evento promocional da Amazon (em Julho), os principais motivos das reclamações foram: problemas na entrega (38,6%); deficiências na qualidade do serviço (15,7%); problemas com devoluções e reembolsos (15,7%); problemas com a qualidade dos produtos (12,2%) e problemas com pagamentos/transações (10,5%).
Relativamente à resposta da Amazon face às reclamações que lhe são dirigidas, os dados revelam indicadores de performance muito baixos. O Índice de Satisfação da marca está atualmente em 30.1 (em 100), avaliado pelos consumidores como “Fraco”. O Tempo Médio de Resposta é de 7.7% e a Taxa de Solução de 24.6%. Na sua categoria – marketplaces internacionais -, a Amazon ocupa o sétimo lugar no ranking.