Redes sociais em Portugal: Facebook (ainda) lidera mas Instagram quintuplicou notoriedade

De acordo com o estudo «Os portugueses e as redes sociais» da Marktest, embora o Facebook ainda seja a rede dominante entre os utilizadores portugueses, os dados mostram um decréscimo em alguns indicadores.

 

Inquiridos sobre que redes conhecem, cerca de 98% dos entrevistados no estudo indicam o Facebook como primeira referência, mantendo uma tendência constante desde 2011. No mesmo período, o Instagram multiplica por mais de cinco o número de referências de 2013 e o Twitter revela, desde 2015, uma tendência de quebra.

Em penetração, o Facebook também mantém uma tendência de alguma estabilidade, com 95,3% dos utilizadores de redes sociais a referirem terem conta nesta rede social. Também aqui é de assinalar o crescimento do Instagram, que mais que quadruplica os valores de 2013.

Já se analisarmos a rede social que é mais utilizada, vemos um claro decréscimo do Facebook embora ainda liderando. O Instagram duplicou os seus valores em dois anos.

Esta alteração de preferências é sobretudo evidente quando analisado o comportamento dos mais novos. Junto dos jovens dos 15 aos 24 anos, o Facebook já foi ultrapassado pelo Instagram, aproximando-se dos valores do Youtube. O Instagram passou de 1% em 2013 para 53% em 2019.

A mesma constatação pode ser feita quando analisadas as respostas à pergunta: “Qual a rede social que mais gosta?”. No total, os valores passam de 73.8% de referências ao Facebook em 2011 para 31.6% em 2019.

Junto dos mais jovens, a maioria refere o Instagram, em segundo lugar o Youtube e só em terceiro o Facebook. Esta última em queda acentuada, ao contrário das outras duas (em especial o Instagram), com tendência de subida. E isto deixa antever alterações de comportamento no futuro.

A Marktest estuda as redes sociais em Portugal desde 2008, dois anos depois de o Facebook ter acesso aberto e, com mais detalhe, desde 2011, no estudo Os portugueses e as redes sociais. A análise dos resultados deste estudo permite conhecer um pouco a evolução do uso das redes sociais em Portugal.

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