Reembolso de despesas em trabalho são demasiado complexos e os colaboradores estão a perder dinheiro, revela estudo

Políticas vigentes de reembolsos de despesas, previamente aceites, são fonte de discórdia entre colaboradores e empregadores. Segundo o estudo da SAP Concur, 58% dos colaboradores estão apreensivos com o facto de estarem a perder dinheiro por não terem apresentado despesas, quer pela perda de recibos quer pelo não cumprimento dos timings associados.

 

Na realidade, quase metade dos colaboradores (46%) dizem que os processos de reembolsos são tão complexos que acabam por não apresentar as despesas.

O estudo “Expense Management in Times of Inflation: How to Improve Employee Experience” mostra que 37% dos decisores de RH e financeiros, esperam ver os colaboradores a apresentar despesas fraudulentas de forma a mitigar o impacto do aumento do custo de vida e 59% antecipam gastar mais tempo a rever as despesas para garantir conformidade com as políticas vigentes.

Já 60% preveem auditorias cada vez mais rigorosas às suas despesas para garantir que estão em conformidade com políticas ajustadas face à inflação e 36% afirmam que a situação económica actual pode significar que as despesas dos colaboradores sejam pagas tardiamente, o que poderá resultar na impossibilidade de os mesmos fazerem face aos seus compromissos pessoais

O estudo concluiu ainda que há uma clara necessidade de mudança nos processos e políticas que envolvem a gestão de despesas, para melhor apoiarem os colaboradores nas circunstâncias económicas actuais. De acordo com o estudo 51% dos decisores financeiros e de RH acreditam que estão a confiar demasiado em processos manuais que acabam por não se ajustar aos novos modelos de trabalho

Esta é uma questão com relevância para PMEs (55%), mas também para metade (50%) das grandes organizações (mais de 1000 empregados). Apenas 45% das pequenas empresas refere o tema.

Os colaboradores querem falar sobre o processo de gestão de despesas, mas a maioria acaba por não o fazer. 47% dos responsáveis, de RH e financeiros, afirmam que, para simplificar a gestão de despesas, deveriam solicitar aos seus colaboradores sugestões sobre formas de melhorar o processo.

Enquanto 79% dos colaboradores inquiridos salientam que a sua empresa leva a cabo iniciativas para obter feedback sobre processos (como sejam a recuperação de despesas), apenas 27% refere que a empresa onde trabalham o faz de forma regular.

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