É fã da “Casa de Papel”? Saiba que também tem valiosas lições de gestão. A uma semana de estrear a última temporada, identificámos 8

A série espanhola produzida pela Netflix regressa em Dezembro para a última temporada. Verdadeiro sucesso de audiências, a “Casa de papel” pode deixar algumas dicas de como gerir bem.

 

O assalto em que se veem envolvidas as personagens não é aleatório. Antes foi resultado de um longo e minucioso processo de planeamento. Vejamos então o que podemos aprender com o “Professor”:

A importância do planeamento

É preciso organizar com bastante antecedência e em diferentes etapas para se ter a certeza de que se alcançam os objectivos.

O valor de uma equipa diversificada

Escolher  cada colaborador de modo assertivo levando em conta as suas competências para realizar funções específicas e facilitar o sucesso do projecto ou do negócio.

Saber antecipar

Nunca parta do principio de tudo vai resultar. Se aquilo que procura é o sucesso é essencial planear, analisar possibilidades e estruturar as etapas, e, assim como o “Professor” não se esqueça de que podem existir imprevistos. Reflita sobre eles  e prepare um plano B, C ou D.

Perceba a concorrência

Sun Tzu, no livro “A arte da Guerra”, afrima «conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de 100 batalhas» e Philip Kotler em “Marketing 3.0” refere que «as empresas pobres ignoram os seus concorrentes, as empresas médias imitam os seus concorrentes e as empresas vencedoras guiam os seus concorrentes». A partir do momento em que conhece os seus concorrentes diretos ou indiretos cria uma melhor estrutura os superar. Conhecendo os seus concorrentes saberá como costumam agir e assim diferenciar-se deles.

Tenha sempre um propósito

Ao criar uma visão clara de onde deseja chegar, o líder vai conseguir que a sua equipa veja os benefícios de se manter fiel ao plano previamente elaborado

Treino, muito treino

O treino dos elementos que formam a equipa depois de recrutada é uma parte fundamental de qualquer negócio. Porte-se como um verdadeiro líder, procure o crescimento da sua equipa com vista ao fortalecimento da organização.

Assuma-se como uma pessoa empática

A empatia é a capacidade de olhar o mundo com o olhar do outro. A forte capacidade empática do “Professor” permitiu-lhe perceber de que forma iria reagir cada pessoa envolvida.

Tenha poder de negociação

Um dos maiores talentos do “Professor” é saber negociar e bem. Mantenha-se tranquilo e paciente nas suas negociações. Opte por ter uma  linguagem tranquila e educada demonstrando enorme estabilidade emocional.

 

 

 

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*