Reportagem. Natal nas empresas em tempos de pandemia: saiba como vão celebrar esta quadra

O Natal é, por norma, época de celebração nas empresas. Almoços e jantares fazem parte das tradições das organizações que assim promovem o engagment e a cultura de partilha. Mas como vai ser em 2020, com as restrições aos ajuntamentos e regras de distanciamento físico?  Estando fora de questão deixar passar a quadra natalícia em branco, Altice, EDP, Leroy Merlin, LLYC, Randstad, Repsol, SIVA e Sonae MC contaram à Human Resources como vão a assinalar em ano de pandemia. 

Por Sandra M. Pinto

 

As festas de Natal serão este ano diferentes devido à cOVID-19. Famílias e empresas veem-se agora perante a realidade de se adaptarem por causa do novo coronavírus. A vontade de partilhar e de promover o espírito de equipa será a mesma, mas o cenário terá de ser, obrigatoriamente, diferente. Assim sendo, em contexto de pandemia, como vão as empresas assinalar a data este ano?

 

Sofia Castro, head of People Strategy da Sonae MC realça que o Natal é um momento muito especial para a empresa, com um impacto significativo quer para o negócio quer para as pessoas. «Este ano a comemoração está, naturalmente, condicionada às regras de distanciamento social, mas quisemos garantir que marcávamos o momento com iniciativas que contribuam para a união desta grande equipa Sonae MC», refere. O mote da campanha de Natal interna da Sonae MC é “#O NATAL SOMOS NÓS”. «O objectivo é agradecer o contributo de todos neste ano de enormes desafios e convidar as diferentes equipas a realizar um vídeo de boas festas para todos os colegas. O entusiasmo fez-se sentir de imediato e recebemos vídeos muito especiais que nos emocionam e enchem de orgulho.» A Sonae MC vai ainda realizar outras iniciativas digitais, «como uma live session sobre a preparação do Natal nas nossas lojas e entrepostos e um momento protagonizado pelos filhos dos nossos colaboradores, que visam fazer desta época um momento partilhado e vivido em conjunto por toda a organização».

 

Este ano a Altice Portugal vai celebrar a época natalícia com uma festa diferente. Face à impossibilidade de realizar uma Festa de Natal com a presença física dos seus colaboradores, preparou «um evento memorável com muita animação, música e surpresas», revela fonte oficial da empresa. Através da tecnologia e do seu canal primordial, a Festa de Natal da Família Altice foi ser transmitida, em exclusivo para os colaboradores, através da app “Família Altice Natal 2020” do MEO ou via webcast. «Assente na tecnologia e na inovação, conceitos que caracterizam a actuação e o ADN da empresa, a Festa de Natal da Altice Portugal pretende reforçar o espírito da Família Altice e valorizar a sua relação com parceiros, embaixadores das marcas e com todos os que fazem parte desta família.» Oferecendo a todos os colaboradores um momento de união tão propício desta época do ano, «esta iniciativa foi uma ode de celebração às conquistas alcançadas, à valorização do legado, à humanização dos recursos humanos, à partilha de confiança no futuro, bem como ao apoio em áreas tão relevantes para a sociedade como é o caso da sustentabilidade ou da responsabilidade social, aqui representadas pela Fundação Altice», destacou-se.

 

Na Randstad Portugal, procurando fazer valer o conceito que a separação física não equivale a distanciamento emocional, tem-se procurado manter um contacto estreito entre todos os colegas, inter e intra equipas, e transversalmente a toda a empresa. «Não conseguiremos substituir os tradicionais jantares de Natal, os quais, porém, não existem de forma reiterada na nossa empresa», partilha Mariana Canto e Castro, directora de Recursos Humanos e departamento Jurídico da empresa especialista em Recursos Humanos. «Procurámos simbolizar aquilo que achamos importante e que personifica o espírito de Natal como o entendemos: símbolos, partilha e conforto. Desse modo, todos os nossos colegas irão receber, já a partir desta semana – e disso já foram avisados por um email transversal a toda a empresa -, directamente em suas casas, pois estamos a trabalhar em remoto, um cabaz de Natal. Não é luxuoso, mas contém todos os produtos essenciais para uma ceia de Natal tradicional, não descurando sequer, o tão icónico bacalhau.»
Mas, num ano, em que a situação conjuntural não é brilhante, essa caixa tem ainda um cartão presente, «carregado com uma verba simbólica e que permitirá aos nossos colegas a aquisição de algo, essencial ou supérfulo, na cadeira de lojas associada», acrescenta Mariana Canto e Castro.

Mas as iniciativas não se ficaram por aqui. Inês Veloso, diretora de Marketing e Comunicação da Randstad Portugal,  conta que,  estando ano a ser particularmente desafiante, quiseram estar ainda mais próximos dos clientes, parceiros e colaboradores. Para isso, a Randstad organizou um concerto que teve lugar no Capitólio no passado dia 16 de Dezembro, «mas, porque estamos em contexto de pandemia, este foi transmitido através do Facebook, tendo reunido dois artistas fantásticos: António Zambujo e Gisela João num momento exclusivo e de grande proximidade».

Porque reconhece o impacto da pandemia na economia e acredita que é importante «darmos a volta», a Randstad Portugal entrega também meias aos seus clientes e parceiros. «Estas meias são do https://projetovolta.pt/ – feitas em Portugal, ilustradas por artistas portugueses e que contribuem financeiramente para associações empresariais dos sectores económicos mais afectados pela pandemia», esclarece Inês Veloso, assegurando que «queremos cada vez mais estar junto das empresas e contribuir para a retoma económica, criando emprego, esta é uma forma simbólica de contribuirmos, pelo que adquirimos quatro mil pares».

 

 

“Todos os anos, a EDP procura celebrar com os seus colaboradores a chegada do Natal. Este ano, e apesar de a pandemia ter alterado os planos, esta intenção mantém-se», garante fonte oficial da EDP, partilhando que criou o calendário “24 dias de Natal”, estando a promover uma iniciativa por dia com a promessa de concretizar aquilo que é a essência desta época: o tempo de qualidade em família. «Da música à culinária, dos trabalhos manuais ao desporto, as iniciativas propostas têm como objectivo proporcionar um Natal recheado de emoções e são pensadas para todas as idades, aproximando a EDP dos seus colaboradores, apesar da distância física proporcionada pela pandemia.»

 

 

Todos os anos, na Repsol, para celebrar a época natalícia, é realizada uma reunião com os colaboradores, onde são proporcionados momentos lúdicos e divertidos. «É um período festivo em que gostamos de expressar a nossa gratidão e apreço para com aqueles que nos são queridos e que, todos os dias, dão o seu melhor para proporcionar aos nossos clientes as várias soluções multienergéticas», sublinha Manuela Pinto, directora de Recursos Humanos da empresa, para quem este ano o momento assume uma importância ainda maior. «Tendo em consideração os recentes acontecimentos e privações sociais e afectivas, tivemos que nos reinventar.» Assim, a empresa está a preparar, num formato totalmente online, a sua reunião anual, onde irá partilhar várias experiências demonstrativas da sua capacidade de superação e adaptação, em 2020. «Iremos, também, distribuir, junto dos nossos colaboradores, o habitual cabaz de Natal e lembrança aos seus filhos, bem como promover acções solidárias junto da comunidade, pois queremos que a magia e o espírito caraterístico da época continuem a entrar pelas suas portas», revela. «Este vai ser, sem dúvida, um Natal diferente, mas, no que depender de nós, manteremos as tradições e a essência, com a esperança de voltarmos a celebrar presencialmente os próximos.»

 

A SIVA, garantindo que vai respeitar todas as regras em vigor – «o que, dado o contexto actual, não permite as habituais festas de Natal ou outras reuniões de celebração» – também não quis «deixar de assinalar esta data tão importante». Assim, vão enviar para cada colaborador um cabaz de Natal e um voucher em compras para desfrutarem com o seu núcleo familiar», revela fonte da empresa. «Desta forma, mesmo à distância continuamos juntos nesta época que se quer de união entre todos.»

 

 

Este ano, mais do que nunca, é preciso reinventar o espírito de Natal e na LLYC, e não só para animar a equipa com a chegada desta altura do ano, foi criado um grupo de “animadores”, que foram os responsáveis por assegurar que o espírito de equipa se mantinha forte, mesmo trabalhando à distância. «O Gabinete da FeLLYCidade, como lhe chamamos, foi criado por três pessoas da LLYC de Lisboa para tornar o dia-a-dia de todos mais descontraído mas também mais inspirador», afirma Tiago Vidal, director-geral e sócio da agência de comunicação. «Desde que estamos em teletrabalho, criámos também um encontro virtual, o “Café LLYC”, sem dia específico, é um momento espontâneo em que toda a equipa é convidada a partilhar alguns minutos de conversa sobre outros temas que não trabalho. É a recriação da antiga copa do escritório, mas agora em formato digital», conta. Dada a impossibilidade do habitual jantar de Natal, «que é sempre tão esperado por todos», este ano a empresa vai levar a casa de todos um almoço virtual com várias surpresas preparadas pelo Gabinete da FeLLYCidade. «Temos a certeza de que, apesar de não podermos estar juntos fisicamente, vamos sentir que esta família está mais próxima do que nunca.»

 

Dada a situação de pandemia que estamos a viver atualmente, também a Leroy Merlin terá um Natal diferente, uma vez que a empresa foi obrigada a cancelar todos os seus eventos internos e a limitar os momentos de envolvimento presencial com as equipas. «Ainda assim, queremos manter o espírito de coesão que nos caracteriza e reconhecer com uma celebração especial o contributo dos nossos colaboradores ao longo deste ano tão desafiante», revela fonte oficial da empresa.
Tendo vindo a reinventar-se também nestes formatos e promovido diversas sessões de team building virtuais, a organização não esqueceu o Natal, «um momento muito importante para assinalar com toda a família Leroy Merlin». Este contexto, apesar de desafiante, deu à empresa a oportunidade de envolver 100% dos seus colaboradores num formato online único e diferenciador. «Tradicionalmente as celebrações são organizadas a nível local ou regional pelas várias lojas/entrepostos/serviços internos. Este ano, e pela primeira vez na história da empresa, vamos ter uma Festa de Natal única para todos os colaboradores que vão estar ligados numa plataforma online a assistir a uma celebração verdadeiramente inovadora, com diversos momentos musicais, jogos, interacção e outras surpresas», revela-se.
Foi criada uma festa dedicada aos Super Heróis da empresa – os seus cinco mil colaboradores – «que todos os dias usam os seus “super-poderes” para manter toda a operação da Leroy Merlina funcionar e responder da melhor forma às expectativas dos clientes.».

No dia da festa todos os colaboradores serão convidados a partilhar imagens e vídeos dos  momentos da festa em sua casa na rede social interna da empresa – Workplace – de modo a criar um maior envolvimento e proximidade com todos, apesar do distanciamento físico. «E assim contamos celebrar o final deste ano, de forma diferente, capitalizando nas aprendizagens que fizemos sobre novas formas de fazer as coisas e desejando a todos um novo ano muito melhor.»

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*