Responsabilidade Social – Prémios Human Resources 2023
Qual a empresa socialmente mais responsável e com iniciativas e práticas mais sustentáveis, envolvendo os seus colaboradores, integrando nas suas actividades e objectivos, preocupações de índole social e ambiental?
Pitch dos finalistas
Ageas
A Fundação Ageas, apoia comunidades vulneráveis, através de iniciativas de voluntariado e do apoio a entidades da economia social. Em 2023, aos 25 anos, inovou a sua abordagem, passando a focar-se em três problemas sociais: Saúde, Envelhecimento e Exclusão social, e criando uma política de apoio à escalabilidade de projetos de impacto social.
Neste contexto, de forma a promover a inclusão e a responsabilidade social, a Fundação, desafiou três organizações – a Crescer, a Associação VilaComVida (Café Joyeux), e a SAOM – a explorarem os restaurantes e cafeterias presentes nos novos edifícios do Grupo em Lisboa e no Porto. Iniciativas como esta juntam-se às tantas já desenvolvidas ao longo dos anos, como a “reflorestação do Pinhal de Leiria”, que desde 2018 junta voluntários para plantar pinheiros, e a “Chamada Amiga”, criada na pandemia para combater ao isolamento dos mais idosos.
O objetivo é o de sempre, comunidades saudáveis, resilientes e inclusivas, colaborar com outras fundações e organizações para que possamos desenhar o mundo em que queremos viver.
Fundação Ageas – Uma Nova Filantropia, para novas soluções.
Delta Cafés
Estar atento ao próximo, cuidar do outro, faz parte do nosso DNA. A Responsabilidade Social não tem uma área específica dentro da empresa, somos todos nós que a alimentamos, que lhe damos vida. Ao longo do ano, são promovidas campanhas de apoio, seja a quem nos pede ajuda, seja no que podemos ajudar, dinamizamos ações de voluntariado, contamos com o contributo de todos para um fundo social para apoiar os nossos colegas em situações de maiores cuidados de saúde. Materializamos o apoio às causas de todas as formas que podemos: às vezes com bens, outras vezes com donativos e sempre com um sorriso e de braços abertos.
EDP
A responsabilidade social sempre foi um eixo fundamental na estratégia da EDP. A reforçar esse compromisso, foi criada no ano passado uma nova identidade – EDP Y.E.S. – Your Empower Society – que reúne e gere mais de 500 projetos de responsabilidade social EDP em todo o mundo. Em comum, estes projetos partilham a ambição de promover uma transição energética justa, sem deixar ninguém para trás, de implementar medidas de descarbonização da produção e do consumo, de promover a inclusão e a eficiência energética e de incentivar todos os colaboradores a ousar mudar o mundo. Uma intervenção social totalmente alinhada com as metas estratégicas da EDP de ser neutra em carvão até 2025 e 100% verde até 2030.
Fidelidade
A história da Fidelidade é feita de Pessoas, sejam clientes, parceiros ou as nossas Pessoas. Sabemos que cada uma é única, por isso, trabalhamos em conjunto para atingir um objetivo comum: fazer bem o Bem.
Olhando para o futuro, integramos as Pessoas em projetos que fortalecem a Fidelidade de hoje, preparando a do amanhã. Vamos apostar na diversidade, inovação, agilidade e apoio das Pessoas para que possam dar o seu melhor. Tecemos um enredo com personagens motivadas, que desenvolvem ações de responsabilidade social que visam o bem-estar de todos.
No âmbito da gestão de pessoas, queremos ser uma referência, porque a nossa narrativa não é fixa; é flexível, envolvente e, acima de tudo, humana, para que a vida e esta história não parem.
Galp
A Galp, enquanto grande empresa de referência, está consciente do seu papel na comunidade e das suas responsabilidades. A sustentabilidade não é só parte da estratégia da empresa: a sustentabilidade é “a” estratégia. A Galp tem integrada na mesma direção a “Sustentabilidade e a Estratégia”, com um foco comum de atuação. A visão da Galp passa por se assumir como parceira das comunidades onde está presente, a parceira natural no caminho da transição energética e na criação de valor partilhado, numa jornada conjunta em direção à neutralidade carbónica, justa e solidária.
Atuamos em cinco pilares estratégicos:
1. Soluções de energia e mobilidade sustentável
2. Educação e Sensibilização
3. Integração de Ecossistemas
4. Apoio a projetos locais
5. Emergências sociais
Acreditamos que neste espírito de cooperação, o valor gerado beneficia todas as partes e com impacto de longo prazo.
SCML
Honrar o passado, olhar para o futuro!
Na Santa Casa gerimos as nossas pessoas como o maior ativo e inspiração da Instituição.
Por isso, todos os dias assumimos a responsabilidade e o compromisso de dar o melhor de nós.
Isso só é possível com uma equipa motivada e consciente do propósito da SCML e do impacto das suas ações.
A gestão de Pessoas numa Instituição com estas características tem de ser uma gestão por valores, consciente e com respeito pela individualidade, percurso, competência, vivência e trabalho de cada um, numa missão que é de todos.
As Nossas Pessoas determinam o sucesso e o valor da Instituição. Queremos valorizá-las e proporcionar-lhes a melhor experiência de trabalho.
Para o alcançarmos, assentamos o desenho da nossa estratégia em cinco pilares essenciais: gestão do talento; cultura e comunicação; experiência do colaborador; sustentabilidade; estrutura organizacional e de governo.
Esta estratégia segue duas das grandes tendências de RH, que passam pelo digital e pelo agile. Apostamos em novas tecnologias para agilizar os processos (como o SAP Sucess Factors), em métricas de suporte à tomada de decisão na gestão de recursos humanos, no respeito pelas novas abordagens na área da saúde e bem-estar (através de consultas de enfermagem e entrevista de psicologia) e na área da sustentabilidade (com o desenho de políticas para a empregabilidade de pessoas com deficiência).
Por outro lado, percebendo a importância do alinhamento entre cultura, valores, liderança e competências, criámos a marca “As Nossas Pessoas” como forma de fortalecer a união, o sentimento de orgulho e o vínculo entre colaboradores e Instituição.
Tudo isto, Por Boas Causa!
Tranquilidade
A responsabilidade social é um pilar central da nossa atividade. Como seguradora estamos focados em prevenir e proteger as pessoas, os seus bens e negócios, e adicionalmente desenvolvemos ações e iniciativas de ajuda e capacitação de pessoas. Dentre estas, destacamos o The Human Safety Net (THSN), programa de responsabilidade social do Grupo Generali, um movimento de pessoas a ajudar pessoas, que apoia 62 ONG em 3 continentes.
O THSN intervém em diferentes áreas. Em Portugal, pela conjuntura, decidimos ajudar famílias em situações de vulnerabilidade e estabelecemos um protocolo com a Associação Aldeias de Crianças SOS para apoiar o Programa de Fortalecimento Familiar, que visa fortalecer equipas especializadas que intervêm precocemente na preservação de vínculos familiares saudáveis, evitando a institucionalização de crianças.
O voluntariado é componente fundamental nesta rede de ajuda e no final de 2022 angariámos donativos e bens, que transformámos em cabazes e ajudámos ~700 adultos e crianças.
Desde o lançamento do THSN (2015), já apoiámos mais de 173.000 pessoas.
Vodafone
Na Vodafone, queremos ligar pessoas e empresas, utilizando a nossa tecnologia para melhorar a vida das pessoas, por uma Sociedade digital, inclusiva e sustentável.
E o que fazemos, dia após dia, ano após ano, é vivido de dentro para fora: dos nossos Colaboradores para o Mundo. Acreditamos numa Cultura na qual cada Colaborador e cada Colaboradora se sinta bem, onde possa experimentar e aprender, inovar, fazer acontecer em equipa e desenvolver todo o seu potencial, porque só assim podemos afirmar que entregamos sempre a melhor experiência, os melhores produtos e os melhores serviços aos nossos Clientes, contribuindo para um futuro melhor.
É esse o nosso “Spirit”.
Together we can.