Responsável COVID. Não sabe o que é esta função? Esta empresa explica.

Regressar ao escritório em segurança continua a ser um desafio para muitas empresas em todo o mundo. Neste contexto de incerteza generalizada, a Mifarma, empresa de vendas online de produtos de farmácia e parafarmácia, criou o primeiro posto de trabalho directamente relacionado com a pandemia, sob a designação de Responsável COVID.

Trata-se de um cargo novo e que tem como objectivo, entre outros, zelar pela saúde dos colaboradores e dos consumidores da empresa perante qualquer situação de risco. Assim, tendo em conta a crise de saúde que vivemos, este novo perfil vai garantir o cumprimento de um protocolo de actuação eficaz, na ocorrência de algum caso de COVID-19.

O profissional que vai assumir este cargo conta com um percurso profissional e formação em prevenção de riscos laborais. A sua incorporação está directamente vinculada à equipa de Logística e Armazém da empresa e será responsável por criar, desenvolver e manter um protocolo de actuação eficaz perante possíveis contágios de coronavírus ou contactos com pacientes positivos, dentro e fora do contexto laboral.

Este novo perfil surge com a necessidade, por parte da Mifarma, de garantir ao máximo a segurança dos seus colaboradores e o envio dos pedidos aos seus mais de um milhão de clientes. Desta forma, o novo profissional deverá planear e oferecer medidas inovadoras de segurança sociossanitária em contexto laboral.

O Responsável COVID vai designar por escrito as responsabilidades de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento e cumprimento dos processos de segurança da empresa, zelar pela segurança dos colaboradores e garantir o cumprimento as medidas de prevenção estabelecidas. A sua figura será de “tracker” interno da empresa, que saberá a todo o momento quem se encontra com quem no armazém, de forma a poder cooperar eficazmente com os sistemas de saúde no caso de ocorrerem contactos próximos.

«Este novo perfil surge devido à incidência da COVID-19, mas trata-se de um cargo de duração indefinida que nos permitirá ampliar ao máximo os nossos sistemas de segurança. Este profissional será o responsável máximo pela implementação e gestão dos processos de segurança a todos os níveis», afirma Reme Navarro, CEO da Mifarma.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...