RH têm pouca influência no compromisso dos colaboradores

Estudo da Oracle revela que 42% dos profissionais de grandes empresas da Europa Ocidental consideram ser os colegas quem mais influencia a sua ligação com a organização. 21% afirmam ser os gestores e chefes de equipa. Apenas 3% apontam a área de RH.

«Importa assim perguntar como podem os RH ter um impacto positivo no ambiente e na cultura da empresa. Este estudo deve funcionar como uma chamada de atenção para as equipas de RH para que demonstrem o valor que trazem ao negócio e aos seus empregados», afirma Loïc Le Guisquet, president for Europe, Middle East and Africa (EMEA) e Asia Pacific da Oracle.

Na investigação ,“Oracle Simply Talent”, que inquiriu cerca de 1500 colaboradores, estes opinam acerca do que os gestores deveriam fazer para aumentar e manter elevados os níveis de motivação no trabalho: reconhecer os resultados alcançados (53%), ajudar os profissionais a compreender o contributo para a empresa (35%) e oferecer a possibilidade de trabalharem em projectos interessantes (34%). 32% dos colaboradores em toda a Europa Ocidental afirmam que as empresas onde trabalham não reconhecem, de nenhuma forma, a excelência individual dos trabalhadores.

Outras conclusões deste estudo:

  • Apenas 35% dos colaboradores dizem sentir-se comprometidos a maior parte do tempo.
  • Os profissionais acreditam que o comprometimento leva ao aumento da produtividade (56%), ao risco limitado de procurarem emprego noutra empresa (37%) e uma maior capacidade de trazer ideias criativas para melhorar a organização (35%).