Rui Mendes da Costa, DCH Portugal: Objectivos a longo prazo? O que é preciso é feedback imediato

Rui Mendes da Costa, presidente da DCH Portugal, acredita que «qualquer colaborador/a precisa de feedback imediato, precisa de agilidade no seu desenvolvimento – ninguém pode ficar a aguardar meses para aprender o que quer que seja – e, sobretudo, precisa de se desenvolver nas suas forças».

 

«Apesar de este barómetro ter outputs muito relevantes no que concerne ao tema do teletrabalho, cuja legislação não me parece promover conceitos como a agilidade e a flexibilidade, bem como ao contexto geopolítico e à gestão do talento, confesso que foram os resultados em termos da definição de objectivos que mais me fizeram pensar, principalmente porque a grande maioria das empresas assenta, ainda, neste modelo de objectivos a longo prazo.

Vivemos num mundo que se transforma a uma velocidade estonteante – não teremos um novo normal, pois o normal será estarmos em constante evolução/mutação – e que já não se coaduna com este tipo de práticas, principalmente quando as mesmas estão interligadas com processos, como por exemplo a avaliação de desempenho dos/as colaboradores/ as e do seu desenvolvimento.

Faz sentido que, em 2022, estejamos a avaliar o desempenho que uma pessoa teve em 2021, dando-lhe feedback sobre o que aconteceu há meses e definindo o seu plano de desenvolvimento para 2022 segundo o que se passou em 2021, muitas vezes com base nas suas lacunas e nos desvios negativos?!

Acredito que qualquer colaborador/a precisa de feedback imediato, precisa de agilidade no seu desenvolvimento – ninguém pode ficar a aguardar meses para aprender o que quer que seja – e, sobretudo, precisa de se desenvolver nas suas forças.

Em suma, ou trazemos uma nova agilidade, uma nova capacidade de resposta imediata e uma nova visão para a Gestão de Pessoas, ou “perderemos o comboio”!»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº.137) da Human Resources, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro. Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*