Rui Miguel Nabeiro é o novo presidente da International Coffee Partners

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, foi ontem eleito presidente da International Coffee Partners (ICP), uma organização sem fins lucrativos formada por oito empresas familiares europeias de café. Sucede a Kathrine Löfberg, presidente do Conselho de Administração da Löfbergs, uma empresa sueca de torra e comercialização de café.

 

Numa conferência que decorreu ontem na Delta The Coffee House Experience, em Lisboa, o actual CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés assumiu a liderança da associação focada no apoio a comunidades de pequenos produtores de café, da qual fazem parte as famílias responsáveis pelas empresas Delta Cafés, de Portugal (desde 2018), Franck, da Croácia, Paulig, da Finlândia, Joh. Johannson, da Noruega, Löfbergs, da Suécia, Lavazza, da Itália, Neumann Kaffee Gruppe, da Alemanha, e a Tchibo, da Alemanha.

Nesta nova etapa, Rui Miguel Nabeiro pretende fazer o follow up do trabalho já desenvolvido pela ICP, elegendo como principais focos o desafio da migração dos jovens das áreas rurais para as grandes cidades, o cada vez mais evidente desafio das alterações climáticas, assim como o reforço das parcerias estratégicas que colaborem para a sustentabilidade e viabilidade do sector do café.

«Tenho o prazer de contribuir para o crescimento do nosso trabalho conjunto. As gerações mais jovens e as alterações climáticas são as prioridades da ICP. O nosso objectivo é dotar os mais jovens de ferramentas que lhes permitam explorar a agricultura e o café como pilares da sua subsistência», adianta o novo presidente da International Coffee Partners.

Fundada em 2001, a ICP já apoiou mais de 100.000 famílias de pequenos produtores de café em 13 países. Numa parceria pré-competitiva das principais empresas familiares europeias de café, a associação tem como objectivo continuar a contribuir, com a sua experiência e know-how, para um sector cafeeiro sustentável, mais equilibrado e igualitário em países estratégicos.

Esta contribuição colectiva é feita através da implementação de projectos de melhores práticas em comunidades de pequenos produtores de café, oferecendo-lhes a possibilidade de conseguirem ter uma vida melhor e mais justa, assim como a capacidade e resiliência para se adaptarem aos diversos desafios que enfrentam: pobreza, falta de condições de subsistência, alterações climáticas ou falta de oportunidades para as camadas mais jovens.

Kathrine Löfberg, que deixa para trás um mandato de sete anos, prolongado devido à pandemia por Covid-19, reflecte sobre todo o trabalho que foi feito, assumindo que, no terreno e durante esta fase, foi possível constatar os efeitos benéficos do trabalho da ICP junto dos produtores: «Apesar das adversidades vividas pelas famílias, que já se encontravam numa situação vulnerável, verificámos que as que participaram nos projectos da ICP foram capazes de reagir e mitigar os desafios colocados pela pandemia de forma mais rápida».

Desde 2022, Kathrine Löfberg é agora responsável pela nova iniciativa da ICP, a Coffe&Climate, mais vocacionada para o fornecimento de ferramentas aos produtores de café, para que estes se possam adaptar melhor às questões climáticas.

Sobre o projecto de 20 anos da ICP, completados em 2021, a mesma responsável acrescentou, ainda, que toda esta experiência lhes permitiu «aprender a não olhar para a produção de café de forma isolada, mas para a agricultura familiar como um todo», chamando ainda a atenção para outro ponto de extrema importância: «Adoptamos uma abordagem holística que inclui as gerações mais jovens, questões de género, actividades fora da exploração agrícola, e a natureza».

Mais informações sobre a International Coffee Partners aqui.

Ler Mais