Rute Ablum, PHC Software: Repensar a experiência de vida

Rute Ablum, chief Management officer da PHC Software, faz notar que «muitas empresas, como é o caso da PHC, juntam agora várias equipas multidisciplinares em prol de um só objectivo: repensar a experiência de vida que oferecem aos colaboradores».

 

«A luta pelo talento ganhou novas proporções este ano, tal como previsto no Barómetro de 2021 (em que 55% das empresas previam que a atracção e retenção de talento seria o grande desafio deste ano).

Existe uma oferta escassa de talento no mercado, especialmente em áreas especializadas, e a exigência destes para com as entidades empregadoras nunca foi tão grande. Digitalizaram-se os processos de recrutamento, aumentou-se a comunicação sobre a experiência de trabalho, tornando-a mais transparente, melhoraram-se benefícios. Mas, por vezes, nem isso chega.

Começa-se a falar da tendência do “reshuffle”. Mais do que trocar de emprego, há muitas pessoas que estão a trocar de carreira, se necessário. O foco é claro: terem a experiência de vida que sempre desejaram.

Isso pode passar pelo trabalho híbrido, pelo nomadismo digital, ou por ir atrás do sonho de uma vida. Sem receio. Alinhadas com os resultados do barómetro deste ano, muitas empresas, como é o nosso caso na PHC, juntam agora várias equipas multidisciplinares em prol de um só objectivo: repensar a experiência de vida que oferecem aos colaboradores.

Deixamos assim de ter objectivos individuais, para termos “objetives and key-results” da empresa. Os benefícios são, acima de tudo, adaptáveis às necessidades de cada colaborador. O modelo de trabalho híbrido e os horários flexíveis permitem priorizar a vida. E recrutamos, cada vez mais, talento internacional.

Em 2021, repensámos a experiência de trabalho dos nossos colaboradores. Agora, repensamos a experiência de vida que lhes queremos proporcionar.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº.137) da Human Resources, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro. Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*