Sabe analisar um currículo de forma eficaz? Confira esta check-list

Num mercado cada vez mais competitivo, os departamentos de Recursos Humanos das empresas, deparam-se diariamente com inúmeros currículos para analisar. Se este processo for eficiente e bem executado, resultará na contratação dos melhores profissionais qualificados. De modo a melhorar o processo de análise curricular, a Factor H apresenta cinco dicas de como fazê-lo correctamente.

 

1. Defina o tipo de colaborador que quer contratar, para que, ao analisar os currículos, possa eliminar de imediato os talentos que não tenham os perfis e as competências necessárias para ocupar o cargo.

 

2. Analise o currículo de um ponto de vista estético, pois permite percepcionar o cuidado que houve ao elaborar o mesmo. Ter em conta se é organizado e conciso, mas também verificar se não existem erros ortográficos ou até mesmo uma má formatação.

 

3. Utilize a tecnologia para facilitar o processo de análise de currículos, existem programas de software que validam se o candidato à vaga preenche os requisitos necessários.

 

4. Tenha em conta as experiências pessoais, como por exemplo, actividades extracurriculares, estágios anteriormente realizados, projectos do âmbito social, que irão mostrar os interesses e valores do candidato em questão.

 

5. Faça uma entrevista. Após uma análise cuidado do currículo, deve realizar uma entrevista para ter um contacto mais directo com o candidato em questão, e entender se está ou não a fazer a escolha correcta.

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