Sabe como fazer uma alimentação saudável em teletrabalho?

Estes tempos não têm sido fáceis e no que diz respeito à alimentação é um grande desafio manter uma alimentação saudável estando tanto tempo em casa. Seja porque nos apetece um doce todos os dias, seja porque não conseguimos ter uma rotina dentro de casa ou por nos apetecer passar o dia todo a petiscar.

A questão de estar em casa pode não ajudar a ter uma alimentação saudável, mas que tal vermos este tempo como uma oportunidade para o fazermos?

A nutricionista Maria Gama partilha no site grupoh.pt alguns conselhos que o vão ajudar.

Rotina

Primeiro passo, e acho que é fundamental! Levantar de manhã, tomar banho e vestir… não ficar até às tantas na cama ou de pijama. Encarar a semana como normal, de segunda a sexta-feira… e no fim-de-semana sim, encarar como sábado e domingo para ficar mais um bocadinho na ronha. Pelo menos a mim, esta rotina ajuda-me muito a ter motivação para encarar mais um dia, dentro de casa. Além disso, ficar de fato de treino o dia todo ou pijama, acho que só nos deita abaixo e deprime… portanto, arranjem-se. Com isto quero também dizer, tomar o pequeno-almoço. Se antes não havia tempo para fazer esta refeição em casa, agora há. E melhor que tudo… em família! Neste caso, pode vê-lo como uma oportunidade para adquirir novos hábitos familiares… ou seja, comerem todos ao mesmo tempo. Podem ver duas ideias de pequenos-almoços para vos inspirar:

Novas Receitas

Que tal começar a experimentar receitas novas e saudáveis, que nunca tenha experimentado? Pode ser uma estratégia para conseguir ter prazer a comer durante o dia e por isso mesmo, fugir de determinados alimentos que não são nutricionalmente interessantes, como bolachas, folhados, batatas-fritas, entre outros.

Motive-se a fazer receitas para a família toda, saborosas, práticas… e mais importante que tudo, que a(o) satisfaça!
Apesar de poder seguir receitas, dê asas à sua imaginação e adapte as receitas consoante o que existe em casa… ou seja, se não tem bacalhau para fazer uma quiche, use atum ou pescada. Se não tem grão, use feijão ou lentilhas. Torna tudo mais fácil perceber que há sempre alternativas saudáveis e que a falta de um ingrediente não inviabiliza a receita.

Snacks

Se por um lado, estar em casa permite controlar melhor o que comemos, por outro lado, pode ser mais provável que nos apeteçam alguns alimentos que normalmente não fariam parte do nosso dia-a-dia. Aquela vontade de petiscar, que por vezes é tão comum. Por isso mesmo, é importante conseguir ter alguns snacks que nos satisfaçam e que não sejam, por exemplo, bolachas de chocolate ou croissants.
Podem cozinhar em grande quantidade algumas receitas para os vossos snacks de forma a não estar constantemente na cozinha. Deixo-vos aqui algumas receitas que podem ser do vosso agrado, como as bolachas de aveia e outras..
Frutos secos, bolachas de milho ou arroz, ovos cozidos, iogurte natural, panquecas ou muffins são alguns exemplos de snacks que podem ter sempre em casa para ir comendo durante a semana.

Além disso, pode também ter fruta desidratada, bolachas de arroz com chocolate, manteiga de amendoim, tâmaras… aqueles snacks para quando apetece um doce.

Sopa

Um alimento que deve fazer parte dos nossos dias, seja ao almoço ou ao jantar. Se antes não havia oportunidade de comer um prato de sopa em todas as refeições, agora pode aproveitar para o fazer diariamente. Quem sabe, experimentar receitas novas e que vão de encontro ao gosto familiar de todos.

Distraia-se

Por aqui não tem sido fácil a parte de distrair ou conseguir ler ou ver séries, já que o trabalho é constante. Mesmo assim, acho que é importante que consigam fazer coisas que vos dêem prazer, nem que seja por 30 minutos. Aproveitem o tempo para se dedicarem a cuidar das vossas plantas, para aprofundarem os vossos conhecimentos de fotografia, pintura, história em cursos online que agora são tão comuns …enfim, do que vos interessar e gostarem. Estar mais tempo em casa pode não ser um pesadelo, desde que aproveite essa oportunidade e esse tempo -para fazer coisas que talvez antes nunca tenha tido tempo para fazer.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...