Existem muito factos inusitados, engraçados e surpreendentes sobre o trabalho em diversos países e que provavelmente desconhece. O blog Wix reuniu um conjunto destes factos.
Licença Maternidade
Na Suécia, o assunto licença maternidade é levado muito a sério e as mães têm muitos direitos. A receber 80% do seu salário, as mães podem ficar com o seu bebé durante 14 meses. E caso queiram estender esse período, podem optar por mais 13 semanas.
Na Tailândia o 1° de Maio não é brincadeira
Na Tailândia, por exemplo, se o Dia do Trabalhador calhar num sábado ou domingo, a segunda feira seguinte é automaticamente feriado.
O México e as longas semanas de trabalho
O México é o país onde mais se trabalha no mundo, com uma média de 2228 horas trabalhadas por ano, de acordo com um estudo conduzido pela OCDE em mais de trinta países. A Costa Rica e a Coreia do Sul completam o trio que está à frente em número de horas trabalhadas.
A angústia da caixa de entrada
Em média, um administrador passa cinco horas e meia por dia a consultar os emails que se acumulam na sua caixa de entrada, incluindo o tempo no qual não está no escritório. Cerca de 70% dos assalariados consultam os emails profissionais enquanto assistem televisão, 50% quando estão deitados, 42% na casa de banho e 18% quando estão a conduzir.
No Japão, o trabalho mata
Já deve ter ouvido falar no hara-kiri, um ritual japonês de suicídio com um golpe de sabre na barriga. Um novo tipo de morte tem aparecido no país dos samurais, o Karoshi, ou falecimento por excesso de trabalho. Este fenómeno é cada vez mais comum no Japão, onde alguns especialistas calculam que o excesso de trabalho tire a vida de aproximadamente 10.000 pessoas por ano. Qual o critério usado para determinar o Karoshi? Um dia de trabalho de 24 horas na véspera do acidente ou turnos de 16 horas por dia (ou seja, o dobro da duração normal) durante toda a semana anterior da tragédia.
Alergia a segunda-feira?
A segunda feira é o dia da semana nas empresas onde se contabiliza o maior numero de faltas por doença. Já a sexta feira é o dia onde há menos hipótese de algum empregado se sentir mal.














